Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM prorroga suspensão das atividades presenciais até 14 de julho



Conforme a apostila à Portaria N. 98.100 de 08 de maio de 2020, está prorrogado por mais 30 dias, a contar do próximo dia 15, o prazo de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais. Estas seguem suspensas, assim, até 14 de julho de 2020.

ATUALIZAÇÃO:  UFSM prorroga até 13 de agosto a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas presenciais

Os serviços administrativos das unidades, subunidades e demais órgãos institucionais terão continuidade de forma remota. As atividades consideradas essenciais seguem em funcionamento, bem como as aulas, através do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), de acordo com as orientações da Pró-reitoria de Graduação e da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

Para o reitor da UFSM, Paulo Burmann, essa decisão foi tomada com base em estudos sobre o avanço do coronavírus, orientações da Organização Mundial da Saúde, poderes públicos municipais, estaduais e federais e os diálogos constantes com especialistas. “Precisamos agir de forma responsável com as comunidades acadêmica, local e regional. Além de muitos alunos serem de outros municípios e estados, o aumento da circulação que o retorno às atividades gera é muito grande, o que poderia aumentar os casos de Covid-19. Com a chegada do inverno, essa situação tende a ser ainda mais delicada. Estamos estudando todos esses cenários e criando planos de retorno às atividades para o momento seguro. Pedimos calma e tranquilidade. Reiteramos que trabalhamos na lógica de redução de danos e do bem estar da coletividade. O retorno gradual às atividades presenciais, quando tivermos as condições seguras, será avisado com antecedência, para que todos se organizem com tempo”, destaca Burmann.

Um primeiro esboço de um plano de retorno está tendo sua discussão iniciada nas diversas instâncias institucionais. Será priorizada a saúde de toda a comunidade universitária e serão levadas em consideração as diretrizes estabelecidas no Plano de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul e os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

“Este plano está em discussão e envolve, em um primeiro momento, todas as Unidades de Ensino da UFSM, bem como as Pró-Reitorias e suas respectivas coordenadorias, para que possamos contemplar as especificidades das diferentes áreas da Universidade. Na próxima semana será realizada uma reunião ampliada dos Conselhos Superiores para apresentar e discutir a ideia inicial do plano, que já está circulando entre nossa comunidade. Vamos ouvir professores, estudantes e técnicos-administrativos em educação e construirmos juntos a proposta final de retorno, ainda sem data e com a percepção de que temos um longo caminho a percorrer”, finaliza Paulo Burmann.

A reunião será realizada no dia 16 de junho, às 10h, com transmissão ao vivo pela plataforma ufsm.br/farol.

 

Fonte: www.ufsm.br


Publicações Recentes