UFSM divulga calendário acadêmico do segundo semestre de 2021

Projeto gráfico valoriza a história da Universidade em seus 60 anos

A Universidade Federal de Santa Maria divulgou a atualização do Calendário Acadêmico 2021. O documento foi aprovado nas sessões 959 e 962 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM, que aconteceram nos dias 07/04 e 12/07/2021, respectivamente.

Em anos anteriores, o Calendário Acadêmico foi ilustrado com manifestações artísticas da comunidade acadêmica, por meio de pinturas, murais, fotografias e esculturas.

Para 2021, a equipe responsável pelo documento optou por ressaltar aspectos da história da UFSM, que completou 60 anos em meio à pandemia de Covid-19. Para ilustrar o Calendário, foram selecionados registros da exposição “UFSM Laços“, que reúne fotografias de seis décadas da Universidade.

A exposição foi organizada pela Comissão dos 60 anos da UFSM, Unidade de Comunicação Integrada, Departamento de Arquivo Geral (DAG) e TV Campus. A proposta do projeto foi evidenciar os laços construídos entre a UFSM e sua comunidade externa e interna através das décadas, por meio de fotos, vídeos, eventos, notícias e depoimentos.

Ao longo do Calendário, disponibilizado em formato PDF, é possível acompanhar detalhes sobre a inauguração de serviços e espaços importantes para a comunidade, como o Restaurante Universitário, o Planetário, a Imprensa Universitária, a Rádio Universidade AM, o Jardim Botânico e a Biblioteca Central.

Além de assinalar prazos de matrícula e ajustes, feriados, recessos e dias de suspensão de atividades administrativas, o Calendário Acadêmico destaca eventos promovidos pela Universidade, como a Jornada Acadêmica Integrada (JAI), o Descubra UFSM On-Line e o Fórum Regional Permanente de Extensão.

As aulas do segundo semestre letivo iniciam-se no dia 13 de outubro de 2021 e terminam em 19 de fevereiro de 2022, para estudantes de graduação e de pós-graduação, nas modalidades presencial e EaD. As aulas seguem sob o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE).

Por força da Portaria 430, do Ministério da Economia, o Dia do Servidor Público (28 de outubro) será comemorado em 1º de novembro (dia não letivo, com suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi).