Período para professores e estudantes avaliarem o 2º semestre letivo de 2021 é prorrogado para 2/5

Além das questões objetivas, é possível registrar sugestões e críticas quanto às disciplinas, metodologias, avaliações e infraestrutura

No início de mais um semestre, inicia-se – via Portal de Questionários – o período de avaliação do processo de ensino e aprendizagem, para compreender a percepção de professores e estudantes sobre o 2º semestre letivo de 2021. O prazo para participação foi prorrogado para 02 de maio.

Os estudantes poderão avaliar cada disciplina cursada no 2º semestre de 2021, considerando aspectos como as metodologias de ensino utilizadas nas disciplinas, a contribuição do conteúdo da disciplina para a formação no curso e a atuação do professor dentro e fora de sala de aula. Os professores também avaliam sua atuação no 2º semestre, considerando a infraestrutura para ministrar as aulas, o apoio institucional, o serviço e atendimento em setores da universidade, as plataformas digitais e o sistema de ensino e aprendizagem.

O Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) também será avaliado em um questionário próprio, considerando a infraestrutura disponível para que o estudante pudesse participar das atividades no 2º semestre de 2021.

Além das questões objetivas, há questões abertas para sugestões e críticas construtivas referentes às disciplinas e ao instrumento de avaliação. Ao dissertar sobre suas percepções, deve-se evitar linguagem violenta, conforme as diretrizes do Código de Ética e Convivência Discente. Para denúncias, o estudante pode entrar em contato com a Ouvidoria da UFSM.

A participação dos estudantes e professores é de extrema importância, pois somente assim é possível que a UFSM saiba dos problemas pertinentes aos seus campi, centros de ensino e cursos. Deste modo, a instituição pode propor melhorias para o ensino, como a abertura de editais de inclusão digital e a aquisição de softwares para transmissão de aulas e eventos online, além da capacitação de professores em ensino remoto e em temáticas como antirracismo e inclusão.

As avaliações são desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) de cada unidade e operacionalização pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai) e pela Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin), vinculadas à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail coplai@ufsm.br ou na página da Avaliação Institucional.

Fonte: ufsm.br