Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Tecnologia desenvolve projeto piloto de Disciplina Complementar de Extensão



 

Professores apresentam as diretrizes da disciplina a acadêmicas e acadêmicos dos Cursos de Engenharia do CT

A partir de 2023/2024, todos os cursos de graduação no país deverão contemplar 10% de sua carga horária total com atividades de extensão universitária, realizando atividades voltadas para o público externo à instituição. Na UFSM, a Instrução Normativa Prograd/UFSM n. 07/2022 estabelece orientações para a inserção de Extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC).  

Uma das formas de se realizar atividades de extensão será através de Disciplinas Complementares de Extensão (DCEx), que são disciplinas cuja carga horária teórica é considerada extensão. Estas devem ser associadas a um projeto de extensão registrado na UFSM, prevendo atividades práticas direcionadas ao público externo.

Neste semestre, o Centro de Tecnologia está desenvolvendo um projeto piloto de DCEx. Estão participando da disciplina alunos do 1° ao 4° semestre de diversos cursos de Engenharia. A disciplina, chamada de “Ideação de Projetos e Negócios“, tem como eixo central o trabalho em equipes interdisciplinares, orientadas por professores, empregando ferramentas de gestão e metodologia de projeto.  

O objetivo é familiarizar os(as) aluno(as) com um conjunto de dinâmicas apropriadas aos temas de empreendedorismo, inovação e criatividade, permitindo que eles(as) entendam o processo de geração de ideias e desenvolvam sua criatividade, com vistas a conceber produtos, processos, sistemas ou serviços sustentáveis, a fim de atender demandas externas à universidade.

A disciplina foi inspirada na metodologia da Iniciativa CDIO, iniciativa internacional de universidades de excelência no Ensino de Engenharia, grupo do qual a UFSM faz parte desde 2020. 

A Disciplina Complementar de Extensão pretende trabalhar com os(as) alunos(as):
– A compreensão das necessidades dos usuários finais, identificando problemas e oportunidades;
– A proposição de ideias de projetos ou de negócios sustentáveis para a solução dos problemas;
– A validação de possíveis soluções com os usuários (público), considerando o contexto econômico, social e ambiental;
– O desenvolvimento de estratégias eficazes de comunicação, nas formas oral, escrita e gráfica.

Os responsáveis pela disciplina são os professores doutores Eduardo Escobar Burger, Lucas Vizzotto Bellinaso e Mário Mello. O projeto de extensão vinculado chama-se “IDEAS – Identificação de Demandas Tecnológicas da Sociedade“, coordenado pelo professor Eduardo Burger.  

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-19159

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes