Programa de Licenciaturas recebe inscrições de projetos até 24 de março

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para submissão de projetos ao Programa de Licenciaturas (Prolicen 2023). O programa busca selecionar projetos de ensino que invistam na qualidade dos cursos da UFSM e na formação de acadêmicos e acadêmicas nas licenciaturas, privilegiando ações voltadas à integração da Universidade com a rede pública de educação básica.

As propostas devem estar alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026) da UFSM, enquadradas em uma das seguintes áreas:

1) Gestão escolar e educacional;
2) Produção do conhecimento;
3) Formação permanente de professores;
4) Práticas pedagógicas;
5) Práticas curriculares;
6) Educação inclusiva;
7) Educação não formal;
8) Artes, culturas e linguagens,
9) Tecnologias da informação e comunicação;
10) Novas metodologias educacionais.

Os projetos devem privilegiar a articulação entre a teoria e a prática e prever, nos seus objetivos, entre outros aspectos, ações que qualifiquem o processo de produção do conhecimento de docentes e/ou gestores e gestoras e estudantes, em diferentes espaços educativos, formais e/ou não formais.

Os projetos submetidos ao Prolicen 2023 deverão estar registrados no SIE na categoria “ensino”, e devem possuir data de vigência igual ou superior a 31 de janeiro de 2024.

As inscrições seguem até o dia 24 de março, através do Portal do Professor da UFSM. Podem submeter projetos tanto docentes em efetivo exercício em cursos de licenciatura, pertencentes ao quadro da Universidade, quanto docentes voluntários, nos termos da regulamentação institucional da matéria.

Será destinado um total de R$ 140.000,00 para o desenvolvimento dos projetos em 2023. Os recursos destinados ao Prolicen poderão ser usados apenas para o pagamento de bolsas a alunos(as), no valor unitário de R$ 400,00, durante 8 meses, sendo vedada a utilização de recursos de custeio.

Outras informações podem ser consultadas no Edital 016/2023-Prograd e solicitadas ao e-mail prograd@ufsm.br.