Mostra “Assim Vivemos” exibe filmes sobre deficiência no dia 25/4 na UFSM

Descrição da imagem: Sobre fundo laranja, recortes de cinco fotos ao centro mostram uma mulher cadeirante sorrindo, uma mulher que sinaliza com expressão séria, crianças que riem com uma professora, dois jovens e uma menina que tiram uma selfie e um jovem com expressão séria. Linhas amarelas conectam as imagens. Acima, Secretaria da Cultura de Santa Maria apresenta. Logo abaixo à direita: Assim Vivemos, mostra de filmes sobre deficiência. Santa Maria – RS. Abaixo das fotos, 22 a 26 de abril. Audiodescrição, libras, legendas. @festivalassimvivemos. Financiamento: Logomarcas do Fundo Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Estudantes, servidores(as) docentes e técnico-administrativos, bem como a comunidade em geral, estão convidados a prestigiar a Mostra “Assim Vivemos”, que divulga filmes sobre deficiência.

No dia 25 de abril, terça-feira, a UFSM irá receber, no auditório do prédio 67, duas sessões da Mostra. A entrada é gratuita.

Após cada sessão, haverá um bate-papo com o público sobre os temas abordados nos filmes. Todas as sessões contarão com audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas descritivas.

A Mostra é oriunda do Festival “Assim Vivemos”, evento consagrado com dez edições, que ocorre desde 2003 no Centro Cultural Banco do Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. A divulgação é do Fundo Municipal de Cultura de Santa Maria e da Secretaria Municipal de Cultura.

Confira a programação da Mostra na UFSM:

25/04 – Terça-feira:

14h – Sessão 2 (74 minutos), com os filmes:
– “Eu sou Irina” (Rússia, 9 min., 2019) e
– “Sete Léguas” (Espanha, 65 min., 2019)

19h – Sessão 1 (70 minutos), com os filmes:
– “Mona” (Brasil, 6 min., 2018)
– “Ver e crer” (Rússia, 13 min., 2007)
– “Estrangeiros” (Brasil, 20 min., 2013) e
– “Uma menina em 10 x 10” (Myanmar, 29 min., 2016)

Local: UFSM – Auditório do Prédio 67, onde funciona a CAEd – Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM, próximo ao Prédio 21. Av. Roraima, 1000, Campus Sede, no bairro Camobi.

Outras informações estão disponíveis no Instagram do Festival “Assim Vivemos”.

Confira a Programação completa da Mostra em Santa Maria, com horário e local de exibição:

22/04 – Sábado
15h – Sessão 1
Local: ACDV – Associação de Cegos e Deficientes Visuais. Rua Manuel Ribas, 1924 – Vila Belga.

24/04 – Segunda-feira
8h – Sessão 2
14h – Sessão 1
Local: APAE. Rua Cel. Benjamim D’Ávila Prado, 400 – Bairro Santa Marta.

25/04 – Terça-feira
14h – Sessão 2
19h – Sessão 1
Local: UFSM – Auditório do prédio 67. Av. Roraima, 1000 – Camobi.

26/04 – Quarta-feira
10h: Sessão 2
19h: Sessão 1
Local: EEEE Reinaldo F. Coser. Rua Valdemar Coimbra, SN – Bairro Lorenzi.

‌Confira as sinopses dos filmes:

Sessão 1 (70 min.):

“Mona”
Direção: Lucca Messer
Brasil | 6 min. | 2018
Sinopse: Em 2017, Mona se torna a primeira mulher negra cadeirante a se apresentar no Teatro Municipal de São Paulo, Brasil. Quebrando barreiras no mundo da dança, Mona também representa a superação de preconceitos cotidianos contra pessoas negras na maior cidade da América do Sul. Como bailarina e atriz, ela é hoje um símbolo nacional de resistência.

“Ver e crer”
Direção: Tofik Shakhverdiev
Rússia | 13 min. | 2007
Sinopse: Sergey tem 22 anos. É cego desde os oito. Está no terceiro ano da universidade, onde estuda computação. É muito independente e adora praticar esportes – futebol e judô. Sergey aprendeu a perceber a trajetória da bola através da audição. Desenvolveu esta capacidade jogando “golbol”, um jogo semelhante ao futebol, jogado por pessoas com deficiência visual parcial ou total. O filme mostra um pouco da sua vida, seus amigos, hobbies, estudos e esportes favoritos.

“Estrangeiros”
Direção: Sônia Machado Lima
Brasil | 20 min. | 2013
Sinopse: A fala tem poder e se impõe como forma superior de comunicação, forçando pessoas surdas a aprenderem a repetir sons que não conseguem ouvir. É um esforço tremendo e desgastante. Até que, muitas vezes chega o momento em que o surdo descobre que foi inútil o tempo em que tentou aprender algo que simplesmente não lhe servia. O filme pretende mostrar um caminho de descoberta, dúvida, silêncio, alegria, aceitação, incompreensão e afirmação.

“Uma menina em 10 x 10”
Direção: Mai May Sakarwah, Mary, Yu Par Mo Mo
Myanmar | 29 min. | 2016
Sinopse: Ngu Wah Hlaing foi abandonada por sua mãe quando era um bebê por causa de sua deficiência. Uma monja e seu filho, que é transgênero, a adotaram e a amam. Atualmente, Ngu Wah Hlaing tem 11 anos de idade, mas não sabe ler e escrever porque é recusada pelas escolas devido à sua deficiência.

Sessão 2 (74 min.):

“Eu sou Irina”
Dir. Tatyana Rotar
Rússia | 9 min. | 2019
Sinopse: Irina é uma mulher que perdeu a visão e a audição em um acidente. Depois disso, houve um período de profunda depressão, desespero e falta de vontade de viver. Mas quando ela conheceu uma pessoa que a levou ao mundo do teatro, Irina teve sua segunda chance.

“Sete Léguas”
Dir. Jon Ander Santamaría, Marcia Castillo
Espanha | 65 min. | 2019
Sinopse: Uma notícia publicada no outro lado do mundo leva um grupo de pessoas de diferentes origens a pôr em prática algo que parecia impossível: colocar crianças com deficiências motoras como protagonistas em um palco de teatro. Para famílias que vêm sofrendo muitos percalços há anos, algo aparentemente tão comum como levar as crianças para aulas de dança é, na verdade, uma grande mudança em suas vidas. Todas as vozes que compõem esta pequena companhia de dança nos contam sobre essa experiência inspiradora.