Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Descubra UFSM 2023 movimenta o Campus Sede de quinta (28/9) até sábado (30/9)

Na quinta e na sexta, a visitação será das 9h às 17h; no sábado, das 9h às 15h

A UFSM realiza desta quinta-feira (28) até sábado (30) o Descubra UFSM 2023, que ocorre no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT), no Campus Santa Maria, antigo Centro de Eventos. Na quinta e na sexta, a visitação será das 9h às 17h. No sábado, das 9h às 15h. A abertura oficial será às 10h da quinta, no palco principal.

Em sua 10ª edição, o Descubra UFSM tem como mote a inovação e a criatividade na educação superior. O evento é gratuito e aberto à comunidade, atraindo principalmente escolas e estudantes da Educação Básica de Santa Maria, da Região Central e de outros pontos do Rio Grande do Sul.

As escolas interessadas em participar ainda podem se cadastrar pelo formulário. Também é possível participar do evento sem a realização de cadastro prévio. A comunidade também é convidada a participar.

Cursos, oportunidades e formas de ingresso

O Descubra é o evento anual da UFSM, no qual a Instituição tem a oportunidade de divulgar à população os cursos, serviços, oportunidades e ações que oferece nos campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

Nos estandes, alunos, pais, responsáveis e professores podem tirar dúvidas diretamente com os acadêmicos e docentes dos cursos de todos os níveis: do médio e técnico, passando pela graduação até a pós-graduação.

Também é possível obter informações sobre as iniciativas de pesquisa e extensão da UFSM, bem como sobre as oportunidades de assistência estudantil que favorecem a permanência dos estudantes na UFSM, como bolsas, auxílio pedagógico, moradia estudantil e benefício socioeconômico.

As formas de ingresso na UFSM também terão destaque no evento. Na sexta-feira (29), às 10h, serão apresentadas aos visitantes as habilidades que nortearão o Programa de Conteúdos do Vestibular UFSM e do Processo Seletivo Seriado (PSS) da instituição.

Tour pelo campus e atrações diversas

O Descubra UFSM também proporcionará a seus visitantes espaços de tecnologia, arte, inovação e criatividade, além de ambientes de convivência, apresentações de música e dança, oficinas breves e praça de alimentação, entre outras atrações. A tradicional Rua das Artes será um dos destaques.

Neste ano, mais uma vez os participantes poderão participar de tour guiado pelo Campus Sede. Os passeios de ônibus serão realizados de hora em hora nos três dias e devem ser agendados diretamente com a organização. Os participantes conhecerão o Planetário, Biblioteca Central, Jardim Botânico, a área de várzea para pesquisas agrícolas, além de laboratórios, mostras, museus e acervos, entre outros locais do Campus Sede.

As escolas que desejarem visitar somente o Planetário deverão fazer o agendamento via e-mail planetario.agendamento@gmail.com, indicando o texto “DESCUBRA” no assunto da mensagem.

Integração com o Conecta Cidade Universitária

Nesta edição, o Descubra UFSM terá a adesão do Conecta Cidade Universitária, um evento promovido pela Prefeitura de Santa maria que reúne ensino, pesquisa, extensão e inovação e promove a integração das instituições de ensino superior de Santa Maria com empreendedorismo, cultura e criatividade.

A programação teve início na segunda-feira (25), com atividades descentralizadas que contaram com a participação da UFSM. A partir desta quinta (28), o Conecta Cidade Universitária se integra ao Descubra UFSM. Haverá um estande voltado à iniciativa, a cargo da Prefeitura e demais instituições de ensino superior de Santa Maria.

Outras atrações do Descubra são a Praça de Alimentação e o Espaço Vibe, que contará com DJ. O mapa e a programação completa do evento estão disponíveis no site ufsm.br/descubra

Fonte: ufsm.br

Notícia vinculada a