UFSM participa do Conecta Cidade Universitária na próxima semana

Ações da Universidade serão apresentadas em bairros de Santa Maria; a partir de quinta (28), evento da Prefeitura integrará o Descubra UFSM

A UFSM participa na próxima semana do Conecta Cidade Universitária, um evento que reúne ensino, pesquisa, extensão e inovação e promove a integração das instituições de ensino superior de Santa Maria com empreendedorismo, cultura e criatividade. As atividades são direcionadas aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. A promoção é da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura.

O objetivo da iniciativa é ampliar e divulgar os potenciais do polo educacional de Santa Maria junto às periferias da cidade, e também complementar a programação do tradicional evento de apresentação dos cursos de graduação da UFSM, o Descubra UFSM, que ocorrerá de quinta-feira (28) até sábado (30).

A programação é descentralizada, e prevê palestras, mostras e ações na segunda-feira (25), das 13h às 17h, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Sandra Feltrin, Bairro Nova Santa Marta, e na terça (26), no mesmo horário, na Praça Estado de Israel, Bairro Salgado Filho.

Na quarta-feira (27), o Centro de Convenções da UFSM recebe a dupla de psicólogos Beto Parro e Rafa Moritz, na performance “Os Mentalistas”, e o palestrante Marcos Piangers. Para assistir, é necessário que um professor responsável agende a ida da turma. Para isso, basta mandar um e-mail para cultura@santamaria.rs.gov.br, com o nome da escola, nome do professor, turma/ano, quantidade, e telefone para contato.

De quinta-feira (28) a sábado (30), o Conecta Cidade Universitária integra a programação do Descubra UFSM 2023, no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT), antigo Centro de Eventos da UFSM.

O Conecta Cidade Universitária é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, em parceria com as instituições de ensino superior, e conta com o apoio do Sebrae.

Participação da UFSM no Conecta Cidade Universitária

A UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), estará presente com as seguintes atividades na segunda (25), das 13h às 17h, na Praça do CEU Sandra Feltrin, Bairro Nova Santa Marta, e na terça (26), no mesmo horário, na Praça Estado de Israel, Bairro Salgado Filho:

Observatório de Direitos Humanos

Pré-Universitário Popular Alternativa

Brincando e Aprendendo com os Direitos da Criança e do Adolescente

Incubadora Social

Oficina de Leitura – Projeto Com.nex e Pecom. – Ação Marcando Histórias

Reaproveitamento e Sustentabilidade

Anemia na Infância: Diagnóstico e Prevenção de Anemias em Crianças em Idade Escolar

Olimpíadas Santa-Mariense de Eletrônica e Robótica (Osmer)

Além disso, nos dois dias, o Colégio Politécnico estará presente por meio do curso técnico em Meio Ambiente, com os projetos Eco Poli, sobre descarte adequado de resíduos, e o Lenpa, laboratório que levará alguns exemplares de mudas de frutíferas e espécies nativas. O curso técnico em Comércio também deverá participar na segunda. Também durante o evento, o Colégio Técnico Industrial (CTISM) terá um espaço de divulgação para projetos e cursos do CTISM.

Programação dos demais dias:

27.09 – Centro de Convenções da UFSM

(Somente mediante agendamento via e-mail)
• 10h – “A Mente Inovadora”, por Os Mentalistas
• 14h – “A Mente Inovadora”, por Os Mentalistas
• 18h30 – “Protagonismo e felicidade: a mudança que você faz no mundo”, por Marcos Piangers

28, 29 e 30.09 – Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT), antigo Centro de Eventos da UFSM
• Descubra UFSM – Mostra Cidade Universitária
• Nos dias 28 e 29 de setembro (quinta e sexta-feira), o Descubra funcionará das 09 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia
• No dia 30 de setembro (sábado), o Descubra abrirá seus portões das 09 às 15 horas, também sem fechar ao meio-dia

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria