Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Descubra 2023: Décima edição do evento inicia com expectativa de público recorde

Evento segue na sexta (29) das 9 às 17 horas e no sábado (30) das 9 às 15 horas, sem fechar ao meio-dia

O Descubra 2023 iniciou nesta quinta-feira (28) com expectativa de mais de 27 mil visitantes ao longo dos três dias de evento. Apenas na manhã de hoje, 87 ônibus trazendo alunos de 90 municípios do Rio Grande do Sul cruzaram o arco da UFSM para trazer visitantes ao Descubra. Nesta edição, cerca de 250 escolas se cadastraram para participar e conhecer os 130 cursos superiores, técnicos e atividades de pesquisa, ensino e extensão que a UFSM tem para oferecer. Além disso, os visitantes podem realizar o tour guiado pelo Campus e conhecer espaços culturais, laboratórios, planetário e exposições.

10 anos de Descubra

O evento iniciou com apresentações de canto e dança de grupos do Instituto Federal Farroupilha e da UFSM. Entre as autoridades presentes estavam o reitor, Luciano Schuch, a vice-reitora, Martha Adaime, o Pró-Reitor de Graduação e coordenador do Descubra 2023, Jerônimo Tybusch, o prefeito Jorge Pozzobom, vice-prefeito Rodrigo Décimo e a secretária de cultura Rose Carneiro, além de demais pró-reitores, diretores de centro, servidores e estudantes da Universidade.

Se no ano passado o sentimento era de retomada pós-pandemia, o evento deste ano está aliado à inovação. Jerônimo Tybusch destacou a importância do evento para aproximar a comunidade acadêmica da região e para que o público conheça o que é desenvolvido na UFSM: “É uma oportunidade que a gente tem de contribuir para o desenvolvimento regional e para essa percepção de que Santa Maria é realmente um polo educacional”. Na sexta-feira (29), a partir das 10 horas, no palco principal do Descubra, ocorre a divulgação das habilidades que nortearão as provas do Vestibular e do Processo Seletivo para janeiro de 2024.

O pró-reitor destacou, ainda, a importância de um espaço como esse, em que os estudantes podem circular e conhecer diferentes possibilidades para o futuro profissional. “O Descubra é uma grande feira que potencializa a escolha profissional. E uma escolha profissional vocacionada e consciente, é uma escolha que faz com que justamente não haja evasão e a garantia da permanência desses estudantes que estão aqui para escolher as suas profissões”, afirmou o pró-reitor.

No ano passado, cerca de 150 escolas estiveram presentes no evento. Este ano, além de contar com um público maior – aproximadamente 100 cadastros a mais das escolas -, o espaço também foi ampliado para melhor atender ao público. Houve a inserção de projetos como o Laboratório Multidisciplinar de Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programas de Educação Tutorial (PET), Residência Pedagógica (PRP), além da parceria com a prefeitura de Santa Maria para promover o Conecta Cidade Universitária, um espaço em que é possível conhecer outras instituições de ensino de Santa Maria e região.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, comentou sobre a conexão que o Descubra proporciona com a rede de ensino básico, com as escolas da região e com os jovens. “É a oportunidade de mostrar o que a nossa universidade tem de bom. Todos os 130 cursos estão aqui presentes, o nosso ensino técnico. Convido a comunidade para que venham conhecer a UFSM, conhecer os nossos cursos, o nosso Jardim Botânico, o Planetário e que venham viver essa experiência na nossa universidade e depois venham estudar aqui”. O reitor ainda destaca a parceria da Instituição com a prefeitura, promovendo o Conecta Cidade Universitária, “O projeto casa com todos os nossos projetos da UFSM conectada com a comunidade de toda a região. O vestibular seriado é isso, é a conexão com a nossa região e mostrar que Santa Maria é um espaço em que os nossos jovens podem vir morar, uma cidade Universitária”, ressaltou Luciano Schuch.

Expectativas dos visitantes

A professora Tainara da Silva Guimarães, da escola Walter Jobim, de Santa Maria, contou do entusiasmo dos alunos com a visita: “Eles estavam com uma expectativa muito alta. Como a escola é pequena, a gente conseguiu trazer todo o ensino médio. Então tem aluno do primeiro, do segundo e do terceiro ano. Tem alguns que não sabiam o que fazer e agora eles estão se interessando [pelos cursos]”. É a primeira vez da escola no evento.

Além de conhecer novos cursos, há também quem apenas confirme a resposta da temida pergunta “que curso você quer fazer depois que sair do Ensino Médio?”. Como é o caso das estudantes Anelise Menezes e Verônica Garlet, da escola João XXIII. Ambas decidiram cursar Fisioterapia a partir do que puderam acompanhar no Descubra. Mesmo depois de já estarem com o curso decidido, as estudantes seguiram pelo espaço buscando informações de diversas áreas. “Achei tudo muito bom. Tudo bem informativo”, Verônica finaliza.

A programação segue durante a tarde desta quinta-feira, na sexta-feira e sábado, e pode ser acessada em ufsm.br/descubra

Texto: Andreina Possan e Mariane Machado, estudantes de jornalismo
Fotos: Gabriel Escobar