Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Para além da escolha profissional, Descubra UFSM 2023 consagra-se como espaço para vivências e descobertas

Em um ambiente recheado de opções, os três dias de evento comportaram trocas de experiências, anseios e perspectivas para o futuro



 

Neste sábado (30), encerrou-se a 10ª edição do Descubra, feira de profissões que recebe escolas e visitantes de todo o estado. Realizada no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT) da UFSM, o evento contou com aproximadamente 18 mil visitantes ao longo dos dias. Atrações artísticasfamiliarização com áreas de estudo almejadas e troca de informações sobre ingresso marcaram os dias de visitas.

O Pró-Reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, destaca os diferenciais desta edição, como a sua realização voltar a ser no mês de setembro; o espaço Conecta Cidade Universitária; a expansão do pavilhão central; a praça de alimentação com mais opções; e participação ativa de diversos programas pedagógicos da UFSM. No total foram 130 cursos de graduação apresentados, mais projetos de pesquisa, ensino e extensão expostos. Ao longo dos dias foram quase 18 mil visitantes, com cerca de 300 escolas inscritas, em uma abrangência de mais de 90 municípios.

UniFM realizou transmissões diretamente do espaço do Descubra
(Foto: Gabriel Escobar)

Para o próximo ano, o pró-reitor quer dar continuidade e melhoria às ações bem sucedidas, como a participação da Coordenadoria de Comunicação Social em um estande próprio no pavilhão e pensa, até, em uma rádio interna para divulgar o que acontece no evento. 

Além de reafirmar a missão do Descubra em apoiar uma escolha vocacionada e consciente do estudante, Jerônimo ressalta a integração do evento com Santa Maria, como no pavilhão do Conecta Cidade Universitária. Para ele, essa ação não só reforça a cidade como polo educacional, mas também como um polo logístico em potencial, o que pode trazer investimentos para o desenvolvimento regional. “Com isso, abrem-se portas em termos de educação, tecnologia e ciência, para que Santa Maria também se torne um polo logístico, com necessidades e pessoas que busquem que a cidade tenha uma abrangência maior enquanto região”, contribuindo com discussões a conhecimentos de variadas áreas. 

Atrações e atividades integradoras

No espaço organizado pela CAEd, era possível conversar sobre escolha
profissional (Foto: Tatiane Pauman)

Tão importante quanto o ingresso de alunos nos cursos, é a permanência destes na Universidade. Por isso, a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) estiveram presentes no espaço do Descubra tirando as dúvidas dos estudantes a respeito das ações de permanência estudantil que a UFSM possui e indicando caminhos para a escolha profissional. Em um espaço acolhedor, discentes da instituição estavam preparados para orientar o público sobre as diversas formas de ingresso para os cursos, a acessibilidade presente nos campi, além das ações afirmativas, como monitorias e apoio à saúde mental e física. 

Neste ano, não foram realizados testes vocacionais; no entanto, a CAEd participou com ações de orientação para os estudantes possam escolher as áreas com que mais se identificam. Bibiana Piovesan, representante da CAEd e mestranda em Educação, explica: “Os alunos chegam aqui com um grande anseio de conhecer e estudar na Universidade, e isso é muito bom, é isso que o Descubra proporciona, saber que o aprendizado daqui ultrapassa apenas o ensino, mas também mostra as demais oportunidades.”

Um ambiente convidativo

Outro ponto que não foi possível deixar de ser notado durante a visita, foram as belas decorações do local. Os responsáveis pelo projeto paisagístico foram os alunos e professores do Curso Técnico em Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM, sob a supervisão do professor Marcelo Antonio Rodrigues e com a ajuda do Setor de Urbanismo e Paisagismo da Cidade Universitária. A preparação acontece com no mínimo 6 meses de antecedência para que seja possível suprir toda a demanda do evento. Nesse processo, inicia-se a produção das plantas em aula com os alunos e, ao todo, são mais de 10 mil unidades distribuídas em todo o Parque Tecnológico.

Depois do tempo de planejamento, a equipe ornamenta o local para que fique estaticamente bonito e faça sentido com a proposta do Descubra, conta o professor. Com o término da programação, algumas plantas se tornam substrato, pois seu ciclo é menor, e outras são plantadas nos espaços da UFSM como canteiros e jardins. As demais retornam para o laboratório de floricultura e paisagismo para estudo. 

Paisagismo do local chama atenção dos visitantes
(Foto: Ana Alicia Flores)

A ornamentação foi feita pelo curso técnico em Paisagismo (Foto: Tatiane Pauman)


Espaço para a família

Camila, familiares e amigos prestigiaram no evento na manhã de hoje
(Foto: Tatiane Pauman)

Se engana quem pensa que o Descubra é frequentado apenas por estudantes de ensino médio. Neste sábado era comum encontrar famílias passeando pelo local, com filhos pequenos e sonhos de ingressar na UFSM futuramente. O local de passeio e integração contou com atrações musicais, brinquedos, cabine 360º para a filmagem de vídeos, e inúmeras inovações tecnológicas, o que deixou muitas famílias empolgadas com o espaço. Foi o caso da arquivista Camila Rodrigues, que realizou a visita junto de sua família e mais duas famílias de amigos. Apesar de as filhas ainda serem pequenas, eles prestigiam todos os anos o evento, para a diversão das crianças e também para  a familiarização delas com a Universidade e suas oportunidades.

Quem também esteve no espaço foi o aluno do 1º ano do ensino médio, Carlos Augusto Tomás Evangelista, acompanhado do pai, Mário Luiz Evangelista, professor do curso de Engenharia de Produção da UFSM. Carlos conta que, quando fica sabendo do evento, já fica na expectativa de fazer a visita.  O jovem tem um maior interesse nas áreas de ciências humanas, então, logo que chegou, foi procurar os estandes de história, filosofia e jornalismo, para conhecer melhor os cursos. O pai, que tem outros filhos nas áreas das exatas, acredita ser importante passear pelo espaço para tirar dúvidas do filho e ajudar na escolha da profissão. Ainda, comentou  que os expositores conseguiram responder todas suas questões de forma clara e didática. Mário Luiz também contou que a esposa está no pavilhão do espaço Conecta Cidade Universitária, no estande da Universidade Luterana (Ulbra) de Santa Maria, onde leciona. 

Estande da química fez sucesso entre os pequenos
(Foto: Gabrielle Pillon)

Já no estande dos cursos de Química, com toda a ludicidade das cores nos tubos de ensaio, crianças aglomeravam-se em volta. Uma delas é filho da professora Liliane Castro Stock. O objetivo de sua visita é oportunizar que seu filho conheça as opções desde já, aos 11 anos. “É difícil escolher uma profissão, até na idade adulta. Mas é bom já ter uma ideia do que existe no mundo, que é muito complexo hoje em dia, com a Internet”, comenta. Liliane ainda salienta a importância de prestigiar a Universidade, onde pessoas de diversas e longínquas partes vêm visitar, e quem é da cidade, muitas vezes, não conhece tudo.

Com o simulador, pessoa sente as dificuldades físicas do idoso
(Foto: divulgação Instagram @tecnicocuidadosidososufsm)

Ainda, quem passava pelos corredores do anexo do pavilhão central podia encontrar uma pessoa vestida de amarrações verdes e com óculos, andando com dificuldade. Essa é a proposta do curso técnico em Cuidados de Idosos do Colégio Politécnico. A vestimenta é um simulador das dores que um idoso na faixa dos 70 anos sofre, explica Cristiane Caetano, aluna do curso. Ela conta que o objetivo da ação é permitir aos visitantes vestirem a armação e entender a pessoa idosa, que perde o tato, tem problemas nas articulações, dentre outras dificuldades. Ao sentirem o que o idoso sente, pode-se valorizá-lo mais,  conta Cristiane. 

As famílias que vieram passear no Descubra também aproveitaram para tomar um chimarrão e assistir apresentações. É o caso do industriário Jairo Fernandes Oliveira, que veio assistir a apresentação do grupo de zumba da esposa. A respeito da estrutura do evento, ele enxerga o Parque Tecnológico como propício, por ser amplo e aberto. Além disso, Jairo vê os estandes bem organizados, de forma que um tem conexão com o outro. Para ele, o mais importante do Descubra é o jovem se ambientando com a Universidade: “é um caráter motivacional para a criança e o adolescente observar onde ela pode estar no futuro, se estudar e se dedicar”, finaliza.  

Confira alguns registros dos três dias de evento!

       


Quer ver mais? Acesse nosso álbum de fotos do Descubra 2023!

Texto: Gabrielle Pillon e Tatiane Pauman, estudantes de jornalismo
Fotos: Ana Alicia Flores e Gabriel Escobar
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Fonte: ufsm.br 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-21531

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes