Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Programa de Licenciaturas está com inscrições abertas para submissão de projetos de ensino até 03 de abril

Prolicen 2024 destina R$ 140.000,00 para bolsas acadêmicas

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para a submissão de projetos de ensino ao Prolicen 2024, o Programa de Licenciaturas da UFSM. As inscrições seguem até o dia 03 de abril.

O Prolicen busca selecionar projetos de ensino que invistam na qualidade dos Cursos e na formação acadêmica, privilegiando ações voltadas à integração da Universidade com a rede pública de ensino, alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 da UFSM.

Será destinado um total de R$ 140.000,00 para o desenvolvimento dos projetos do Prolicen em 2024.

Os recursos destinados a este edital poderão ser utilizados apenas para o pagamento de bolsas a acadêmicos(as), no valor unitário de R$ 500,00, num prazo de oito meses, de 1º de maio a 31 de dezembro de 2024, sendo vedada a utilização de recursos para custeio.

No ato de inscrição, o projeto deverá ser enquadrado em uma das Áreas de Atuação relacionadas à educação básica:

1 – Gestão escolar e educacional;

2 – Produção do conhecimento;

3 – Formação permanente de professores(as);

4 – Práticas pedagógicas;

5 – Práticas curriculares;

6 – Educação inclusiva;

7 – Educação não formal;

8 – Artes, culturas e linguagens;

9 – Tecnologias da informação e comunicação;

10 – Novas metodologias educacionais.

Todos os projetos submetidos ao Prolicen 2024 deverão estar registrados no SIE na categoria ensino, com data de vigência igual ou superior a 31 de janeiro de 2025.

Os solicitantes devem ser docentes do quadro da UFSM, em efetivo exercício em um ou mais cursos de licenciatura da instituição.

Servidores(as) técnico-administrativos(as) da UFSM poderão submeter propostas ao Prolicen 2024, desde que atuem voluntariamente como docentes, nos termos da regulamentação institucional da matéria.

A seleção de bolsistas e/ou suplentes de cada projeto classificado é responsabilidade da pessoa solicitante. O Edital 027/2024, com todas as orientações, pode ser acessado no site ufsm.br/prograd. Outras informações podem ser solicitadas ao e-mail prolicenprograd@ufsm.br e ao telefone (55) 3220 8872.