A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2026. O prazo foi prorrogado para 24 de novembro de 2025. A seleção será realizada pela primeira vez com as três etapas completas do Ensino Médio, possibilitando o ingresso de estudantes por meio desse formato de avaliação seriada.
O PSS é composto por provas aplicadas ao final de cada ano do Ensino Médio, com conteúdo correspondente à série cursada. Em 2026, a UFSM disponibiliza 2003 vagas para candidatos que estiverem aptos a realizar a terceira e última etapa do processo, o PSS3. As vagas estão distribuídas nos campi de Santa Maria (1610), Cachoeira do Sul (160), Frederico Westphalen (132) e Palmeira das Missões (101).
As provas ocorrerão nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, em 12 cidades: Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. A inscrição deve ser feita anualmente, sempre correspondente ao ano escolar em que o estudante está matriculado.
Etapas e estrutura das provas
Cada uma das três etapas tem estrutura própria.
-
PSS1 (1º ano do Ensino Médio): prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha.
-
PSS2 (2º ano): prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha. O candidato deve ter realizado o PSS1 no ano anterior.
-
PSS3 (3º ano): prova objetiva com 40 questões + prova de redação. O candidato deve ter participado do PSS2 e escolherá, neste momento, o curso para o qual deseja concorrer.
O PSS3 é o único que resulta em ingresso na universidade, mas a participação contínua nas etapas anteriores é obrigatória para sua validação. Confira o Cronograma atualizado de homologações, prazos de recurso e divulgação do local de prova, junto ao Edital e Manual do(a) Candidato(a), em ufsm.br/pss.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas online pelo Painel do Candidato, sendo necessário possuir conta no Gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 60 para cada etapa. As orientações detalhadas para criar a conta e preencher o formulário estão disponíveis no passo a passo para inscrição. ,
Candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escola pública ou que atendam aos critérios socioeconômicos descritos no edital podem solicitar isenção da taxa.
Para informações detalhadas sobre o processo seletivo, incluindo estrutura do PSS, cursos, vagas, sistema de cotas, isenção da taxa de inscrição, conteúdo das provas e outras orientações, os interessados devem consultar o Edital N. 050/2025.
As inscrições para o Vestibular 2026 da UFSM, com mais de 1,7 mil vagas em cursos de graduação, também estão abertas. Outras informações podem ser solicitadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo email falecom@nisa.ufsm.br.
Orientações para a Prova:
LISTA DE CANDIDATOS(AS) INSCRITOS(AS) COM LOCAL DE PROVA (Município, Prédio, Sala) e ENDEREÇO DOS LOCAIS DE PROVA: CLIQUE AQUI
HORÁRIOS DE APLICAÇÃO DAS PROVAS:
(Horário oficial de Brasília/DF)
Prova do PROCESSO SELETIVO SERIADO 1 (PSS1): 10/01/2026 (sábado à tarde):
- Horário de ABERTURA dos portões: 12h30
- Horário de FECHAMENTO dos portões: 13h30
- Horário de INÍCIO DA PROVA: 13h30
- Horário de Término da Prova: 16h30
- Duração da Prova: 3 horas
Prova do PROCESSO SELETIVO SERIADO 2 (PSS2): 11/01/2026 (domingo pela manhã):
- Horário de ABERTURA dos portões: 7h00
- Horário de FECHAMENTO dos portões: 8h00
- Horário de INÍCIO DA PROVA: 8h00
- Horário de Término da Prova: 11h00
- Duração da Prova: 3 horas
Prova do PROCESSO SELETIVO SERIADO 3 (PSS3): 11/01/2026 (domingo à tarde):
- Horário de ABERTURA dos portões: 12h30
- Horário de FECHAMENTO dos portões: 13h30
- Horário de INÍCIO DA PROVA: 13h30
- Horário de Término da Prova: 18h30
- Duração da Prova: 5 horas
- DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO oficial original com foto, conforme páginas 72 e 73 do Manual;
- CANETA ESFEROGRÁFICA DE TINTA PRETA.
- Histórico Escolar do Ensino Médio ou curso equivalente;
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- CPF e Documento de Identidade Civil (RG) ou Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- Documentação específica descrita no Edital, se o(a) candidato(a) for classificado por uma das cotas:
Fonte: ufsm.br