Encontro dos Programas Pibid e Residência Pedagógica 2020

Técnico-Científicos Publicado: 7 outubro 2020 - 16:32 Última modificação: 22 outubro 2020 - 18:50 Ouvir

www.ufsm.br/eventos/pibidrp - ¨

22/10/2020 00:00 - 23/10/2020 23:59

Descrição

A Pró-Reitoria de Graduação, juntamente com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP), convidam para a edição 2020 do Encontro dos Programas Pibid e Residência Pedagógica. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, reunindo alunos(as), coordenadores(as) e professores(as) dos cursos de licenciatura da UFSM contemplados nos programas Pibid e RP, bem como professores(as) das escolas de Educação Básica contempladas em ambos os programas.

O Encontro, que integra os Eventos-Satélites da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) deste ano, pretende promover, a partir dos Programas Institucionais Pibid e Residência Pedagógica, uma aproximação dialógica entre os cursos de licenciatura da UFSM e as escolas de educação básica de Santa Maria e região.

O Pibid e o RP são programas da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). Enquanto o Pibid visa proporcionar aos(às) discentes dos anos iniciais dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, o Programa de Residência Pedagógica tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do(a) licenciando(a) na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

22/10 – quinta-feira:

9h30 às 12h – Reunião Subprojeto Pibid;

16h – Abertura (Pró-Reitoria de Graduação da UFSM) com transmissão pela plataforma ufsm.br/farol;

16h20 – Palestra “Formação docente no Brasil pandêmico: desafios e perspectivas”, a cargo do Prof. Nilson Cardoso (UECE), presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência Pedagógica (ForPibid-RP), com transmissão pela plataforma ufsm.br/farol;

17h – Organização do Pibid e Residência Pedagógica 2020;

18h – Lives por Áreas/Programas.

23/10 – sexta-feira:
9h30 às 12h – Reunião Subprojeto Residência Pedagógica e encerramento.

Inscrição

A palestra de abertura do evento será transmitida pela plataforma ufsm.br/farol;

Os links para acesso às demais atividades estão a cargo de copa.prograd@ufsm.br.

copa.prograd@ufsm.br

www.ufsm.br/eventos/pibidrp