Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Criação de Disciplinas Complementares (DCG e DCEx)

Criação de Disciplinas Complementares (DCG e DCEx)

As Disciplinas Complementares de Graduação (DCG) integram a parte flexível dos projetos pedagógicos de curso e destinam-se a complementar, aprofundar e atualizar os conhecimentos na área de interesse do(a) estudante.
Quando vinculadas a componentes de extensão, as Disciplinas Complementares de Graduação Extensionistas (DCEx), normatizadas pela Resolução UFSM N. 03/2019, deverão ser criadas com carga horária essencialmente teórica, com finalidade instrutiva, e estar vinculada a programas/projetos de extensão relacionados, para desenvolvimento de ações práticas.

Procedimentos para criação e cadastro:

– Aprovação pelo Colegiado de Curso;

– Memorando de solicitação dirigido à CODE/PROGRAD, nos prazos definidos no Calendário Acadêmico, com cópia da ata de aprovação pelo Colegiado de Curso e arquivo editável (.doc) do programa proposto.

Público Alvo
Coordenações de curso, chefias de departamento, docentes.