Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Materiais de Construção Civil da UFSM é referência técnica no interior do Rio Grande do Sul



O décimo terceiro episódio da segunda temporada do Programa Inovação Além do Arco apresenta o Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC) da UFSM. Os professores André Lubeck, Erich Rodriguez e Rogerio de Lima falam sobre os trabalhos realizados no laboratório.


O LMCC é um importante centro de pesquisas e excelência que funciona como um polo regional, servindo de referência técnica no interior do Rio Grande do Sul. Atuando há quase quatro décadas, o laboratório tem uma equipe de 15 docentes com diversos grupos de pesquisa vinculados que desenvolvem pesquisa e extensão. Esse ambiente interdisciplinar propicia o desenvolvimento de diferentes atividades relacionadas à inovação e ao desenvolvimento de materiais de construção, estruturas e geotecnia.


A equipe trabalha diferentes linhas de pesquisa, focadas na caracterização multiescala de uma grande variedade de materiais de construção (incluindo concreto, argamassas, cimentos, blocos cerâmicos, agregados, entre outros) e fundamentalmente o desenvolvimento de materiais mais sustentáveis produzidos a partir do aproveitamento e reuso de resíduos e subprodutos industriais e/ou de menor demanda energética e/ou melhor desempenho (mecânico ou durabilidade). 


O desenvolvimento de concretos e argamassas constituídos com novos aglomerantes – os geopolímeros – é um dos focos do grupo. “Eles se diferem do cimento Portland, normalmente utilizados em concretos convencionais, e são produzidos a partir do aproveitamento de resíduos e/ou subprodutos industriais”, conta o professor Erich. Segundo ele, com base nas características de produção, é possível obter uma grande variedade de materiais de diferentes desempenhos que poderiam ser utilizados em diversas aplicações na construção civil. Da mesma forma, a equipe estuda novas alternativas para que os materiais convencionais apresentem um melhor comportamento frente a diversas situações, por exemplo, altíssima durabilidade e reduzido impacto ambiental de produção.


Outra linha de pesquisa do laboratório busca avaliar, de forma experimental e numérica, o comportamento mecânico e as alterações microestruturais de diferentes materiais utilizados na construção civil, tais como argamassa, concreto e blocos de alvenaria, em temperatura ambiente e após a ação de altas temperaturas. Ainda há uma linha de pesquisa que trata da segurança contra incêndio em locais de reunião de público, tais como casas noturnas e auditórios, “Independentemente das peculiaridades construtivas, esses locais apresentam uma probabilidade maior de incidentes e desastres devido à aglomeração de pessoas”, ressalta o professor Rogério. Com o auxílio de softwares de simulação computacional é possível avaliar o processo de evacuação da edificação em situação de incêndio e emergência. As simulações computacionais podem ser utilizadas como instrumento prático para a elaboração de projetos arquitetônicos e projetos de segurança contra incêndios, para a readequação e melhorias no ambiente construído e, por fim, contribuir para revisão das normativas de forma a aumentar e garantir a segurança dos usuários.


Com o conhecimento e a tecnologia gerados, o laboratório encontra novas formas de trabalhar com a engenharia civil, tendo como foco a sustentabilidade ambiental e bem estar das pessoas, garantindo segurança e qualidade na construção do futuro da nossa sociedade.



Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3560

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes