Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Terceira temporada do Projeto Inovação Além do Arco estreia apresentando startup ligada à internet das coisas



O primeiro episódio da terceira temporada do Projeto Inovação Além do Arco apresenta a Fox IoT, startup incubada na ITSM. O cofundador da empresa e mestre em Engenharia Elétrica pela UFSM, Filipe Gabriel Carloto, apresenta a equipe e os produtos da Fox IoT.


A startup está incubada na UFSM desde 2017 e tem como foco o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de energia elétrica, empregando o conceito de internet das coisas. De forma geral, a IoT é uma extensão da internet atual, que permite que objetos do nosso cotidiano se conectem à rede e transmitam dados. O time da Fox IoT conta com profissionais formados na UFSM, de áreas como engenharia elétrica, engenharia da computação, engenharia de telecomunicações e sistemas da informação. 


Atualmente, os principais produtos da empresa são voltados para o atendimento de concessionárias de energia. Dentre eles, estão o monitoramento de transformadores de distribuição em tempo real e a telemedição de unidades consumidoras. “Todas as soluções são focadas em Smart Grids, que são sistemas que utilizam da tecnologia da informação para fazer com que o sistema elétrico seja mais confiável, eficiente e sustentável”, explica Filipe. 


O transformador de distribuição é o equipamento responsável por reduzir a tensão da rede elétrica fornecida pela distribuidora para as residências. Hoje, a maioria dos transformadores não contam com acompanhamento da sua performance e outros parâmetros que representam sua “saúde”. Para isso, a Fox IoT conta com um sistema de monitoramento de transformadores em tempo real que auxilia as distribuidoras de energia no acompanhamento e desempenho desses equipamentos. 


Recentemente, a Fox IoT auxiliou na implantação do sistema de monitoramento de transformadores dentro das instalações do Campus Sede da UFSM, a fim de contribuir com a análise do consumo de energia e ações de eficiência energética da universidade. O monitoramento tem permitido análises de consumo de maneira descentralizada, proporcionando recompensas aos centros de ensino que apresentarem maiores economias, além de inúmeras ações de eficiência.


Filipe destaca que a missão da empresa é auxiliar as companhias a melhorarem a qualidade da energia elétrica fornecida aos consumidores e diminuir o volume de perdas na rede. “Usamos o conhecimento adquirido na Universidade para desenvolver uma solução tecnológica e inovadora para o mercado de energia elétrica”, conta. Para conhecer mais sobre a startup, acesse https://www.foxiot.info/. Acesse o canal da Agittec no Youtube para conferir esse e outros vídeos do Projeto Inovação Além do Arco. Ative as notificações do canal para não perder os vídeos das outras startups incubadas na UFSM. 



Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3587

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes