Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aplicativo de startup incubada na UFSM simula exposição de obras de arte em qualquer espaço



O quinto episódio da terceira temporada do Programa Inovação Além do Arco apresenta a Mobart, startup incubada na UFSM. A CEO Andrea Capssa e seus sócios 

apresentam a startup, que consiste em um aplicativo que busca soluções inovadoras no mercado da arte através da realidade aumentada, tornando dinâmica a relação entre galeria, obra e cliente. 


O aplicativo Mobart reduz custos, riscos e otimiza tempo, uma vez que as galerias de arte passam a ter todos seus acervos na palma da mão. Andrea conta que a ideia surgiu em entrevistas realizadas em pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGArt) da UFSM e que outro fator determinante para o desenvolvimento do aplicativo foi sua experiência como art dealer e curadora. O projeto conta com profissionais de outras instituições, como os doutorandos Carlos Donaduzzi da UFRGS e Giovanna Casimiro da USP.


Por meio da realidade aumentada, é possível simular as obras de arte em qualquer espaço, em ambientes onde se deseja instalar ou expor uma obra, ou coleção de obras. A tecnologia permite também o compartilhamento entre galerias e seus clientes, bem como vendedores e parceiros. Dessa forma, facilita-se a logística resultando na redução de custos e problemas na operação. 


A plataforma está disponível em versão mobile, android ou IOS, e também para desktop, suportando todo processo de aquisição e fornecendo informações atualizadas. Além disso, a interface intuitiva disponibiliza ferramentas que facilitam a integração, o acesso e a produtividade, como a opções de contato direto para solicitar orçamentos, verificar meios de pagamento, localização da obra, curadoria personalizada, entre outros.

Em 2019, a Mobart participou e foi aprovada no Edital Centelha RS, sendo a única startup da área de artes participante do edital naquela ocasião. O Centelha é um programa que visa disseminar a cultura empreendedora, fomentando projetos por meio de capacitações, recursos financeiros e suporte. No mesmo ano, a startup foi acelerada no Intensivo Samsung Ocean em parceria com a USP.

A empresa nasceu com o propósito de dinamizar a atuação remota dos agentes do mercado de arte e se prepara neste momento para dar início ao projeto de internacionalização com a plataforma completa para gestão, comercialização e showcase com AR no lançamento oficial em setembro deste ano. Saiba mais em https://mobart.app/.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3666

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes