Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Incubadoras e o desenvolvimento de um ecossistema de inovação.

O objetivo de uma incubadora de startups é ajudar os empreendedores a expandirem seus negócios, resolverem desafios comumente associados à administração de uma startup, fornecendo espaço de trabalho, financiamento inicial, orientação e treinamento.

As incubadoras de startups geralmente são organizações sem fins lucrativos, geralmente administradas por entidades públicas e privadas, como universidades, e algumas escolas de negócios que permitem que seus alunos e ex-alunos participem desses programas. Existem várias outras incubadoras, no entanto, que são formadas por governos, grupos cívicos, organizações de startups e empreendedores de sucesso.

A UFSM inicia sua trajetória de inovação com a criação da ITSM no ano de 1999, idealizada pela Profª Nilza Zampieri ainda como projeto de extensão do Centro de Tecnologia, com a missão de apoiar novos empreendedores e transformação de ideias em negócios, contribuindo para a formação de uma mentalidade empresarial inovadora na região central do Rio Grande do Sul.

Juntamente a Incubadora de Caxias do Sul (criada no mesmo ano), a ITSM foi uma das primeiras iniciativas do gênero implantadas no Rio Grande do Sul. Em 2016, no intuito de ampliar a capacidade institucional de apoiar os processos de ideação e transformação de negócios, ocorreu a implantação da incubadora Pulsar.

Atualmente a UFSM conta com mais de 40 empresas incubadas, sendo metade delas spin-offs (que derivam) de grupos de pesquisas ou laboratórios da UFSM, fator que demonstra a sinergia entre a pesquisa e o mercado. No ano de 2021, as empresas incubadas da UFSM faturaram aproximadamente R$15.000.000,00 e retiveram montante superior a R$600 mil em impostos.

Mais do que nunca as startups despontam no cenário local, como alternativa viável de desenvolvimento regional, como agregadores de valor econômico na indústria e como opção para retenção de talentos, formados nas Universidades federais, combatendo a fuga de cérebros que comumente figuramos como país líder em função do baixo investimento em educação, pesquisa e inovação.

Anderson Cardozo Paim

Gerente de Incubadoras