Dinâmica foi realizada no Mercado da Vila Belga com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas de Santa Maria
Cerca de 30 alunos das turmas do 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Lidovino Fanton e Chácara das Flores foram desafiados a criar soluções criativas para os locais onde estudam. A dinâmica ocorreu durante o 1º Ideathon, uma maratona de inovação para as escolas da Rede Municipal de Ensino e que integra o Conecta Cidade Universitária. Sob a parceria entre Prefeitura, Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Sicredi, as atividades foram realizadas no Mercado da Vila Belga, na tarde desta terça-feira (31).
Os alunos foram levados ao Mercado da Vila Belga de “busão”. Ao chegarem lá, receberam camisetas do Ideathon e logo começaram os trabalhos em grupos que misturaram os estudantes de ambas escolas. A dinâmica ocorreu sob a orientação de uma dupla da Proinova, formada pelo administrador Maurício Medina e a coordenadora de Educação Empreendedora, Carmen Rosa. Ela consistiu na lógica problema X solução na qual cada grupo deveria pensar o que poderia ser feito para tornar a escola mais agradável.
Para a secretária de Cultura, Rose Carneiro, o Ideathon foi um espaço de participação e de fala para os estudantes:
“Foi gratificante dar essa oportunidade aos adolescentes. Eles são muito criativos e inteligentes. Ter essa participação é importante para a vida deles pois dá protagonismo ao fazer parte e interferir no lugar onde estão”.
O aniversariante do dia, Gabriel Ribeiro Mello, de 15 anos, da EMEF Chácara das Flores, propôs a ideia de haver psicólogos na escola. Do grupo em que ele estava participando também surgiram propostas de inclusão e atividades extracurriculares.
“Eu pensei em opções que pudessem fazer as pessoas mais felizes na escola. Ter psicólogos no colégio ajudaria a fazer com que todos se sintam melhor”, disse o aluno do 9º ano.
PROJETOS APRESENTADOS
De acordo com Carmen, os grupos evoluíram bastante as ideias ao longo da atividade. Foram realizados exercícios de estruturação e apresentação de projeto, oficina de identidade visual. Agora, deverá ocorrer o encaminhamento dos projetos para colocá-los em prática nas duas escolas. Os projetos elaborados pelos estão listados abaixo.
– Educar para o futuro
– Incluir
– Além da Escola
– Aprimorando
– Jogar & aprender
Conforme o professor de história na EMEF Lidovino Fanton, a provocação feita aos estudantes foi valiosa para que eles possam refletir sobre o ambiente em que frequentam, não somente a escola, mas os seus bairros e a cidade onde moram.
“Foi importante para eles trazer estas ideias para transformar o contexto onde vivem. Cada um tem uma realidade e já é capaz de ter percepções sobre o local em que estão inseridos”, considerou.
Fonte: Secretaria de Cultura – Prefeitura Municipal de Santa Maria