No último dia 24, a Proinova, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), realizou o Seminário Fit Empreende. O evento fez parte da programação da 38º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Nele, os alunos apresentaram o desenvolvimento das atividades realizadas durante o Fit Empreende, programa da Incubadora Pulsar em parceria com a ITEC, incubadora da UFN, que incentiva empresas incubadas a buscar apoio na Universidade para a solução de demandas tecnológicas específicas.
O programa consiste na concessão de bolsas de iniciação científica e auxílio a projetos de inovação tecnológica, como recurso proveniente do Fundo de Incentivo à Inovação e Tecnologia. Seu objetivo é apoiar a execução de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação com impacto tecnológico, industrial e aplicabilidade na resolução das demandas apresentadas pelas empresas incubadas na Universidade.
A Coordenadora de Educação Empreendedora da Proinova, Profa Carmen Brum Rosa, afirmou que o programa Fit Empreende é um projeto de pesquisa e inovação no qual os alunos são inseridos dentro da empresa para aprender sobre sua rotina e práticas diárias. Além disso, alegou: “os alunos puderam colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula e desenvolver um projeto de inovação específico na empresa, sob orientação do professor”. Rosa ainda acrescentou que as empresas proporcionaram cursos, ensinamentos e formação que vão muito além do exigido no mercado de trabalho.
Ainda sobre a experiência dos alunos, o professor do curso de engenharia aeroespacial da UFSM, Eduardo Escobar Bürger, afirmou: “Tive a oportunidade de orientar dois bolsistas em um projeto que envolvia análise de imagens de satélites, análise de plantio e programação, em parceria com uma empresa. Esse projeto permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades que vão além do currículo tradicional do curso, proporcionando uma formação mais completa e alinhada com as demandas atuais do mercado”. Bürger também disse que o programa estimula o empreendedorismo, o que é fundamental para a formação de profissionais inovadores e proativos.
Por fim, de acordo com Rafael Posser, administrador da Incubadora Pulsar, “nesse espaço fica evidenciado à comunidade que a interação entre discente, docente, empresa e UFSM traz uma vivência que se torna diferencial na formação do aluno e nos resultados dos empreendimentos”. Posser acrescenta que o Seminário Fit Empreende é um momento de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo aluno, que demonstra para o ecossistema de inovação, o efeito positivo e de crescimento para a universidade, o aluno e a empresa.
O Seminário Fit Empreende aconteceu no coworking da Incubadora Pulsar, prédio 02 durante os turnos da manhã e da tarde.
Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova