Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM avança na Transferência de Know-How com novo contrato firmado com a empresa Ingal Agrotecnologia



No início deste ano, a UFSM assinou mais um contrato de transferência de Know-How, com a empresa Ingal Agrotecnologia. Esse tipo de transferência de conhecimento acontece quando uma empresa e um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) compartilham entre si metodologias ou processos que não podem ser patenteáveis, mas que podem ter uma aplicação industrial e possibilitar a criação ou a melhoria de produtos ou serviços. 

A professora coordenadora do projeto abarcado no contrato, Leila Picolli da Silva, afirma que o principal objetivo da Transferência de Know-How é transferir tecnologia gerada na Universidade, para escalonamento à nível industrial. Segundo ela, “desta forma, o objeto de inovação poderá atingir rapidamente a sua clientela, trazendo benefícios imediatos para auxiliar no atendimento de demandas iminentes da sociedade”.

A tecnologia desenvolvida no projeto consiste em um biopolímero que demonstra efetiva ação para minimização dos impactos de déficit hídrico sobre a produção agrícola, promovendo melhorias bióticas e abióticas no sistema solo-planta e fortalecendo os mecanismos de bioproteção vegetal. Além disso, a tecnologia é ecofriendly, ou seja, não gera resíduos potencialmente nocivos para o meio ambiente ou para os produtos de cultivo.

De acordo com Picolli, a transferência da tecnologia permite que o conhecimento científico e inovador gerado em pesquisas desenvolvidas na UFSM, atinja rapidamente o público alvo. Ela afirma: “este fato estreita as relações entre Universidade-empresas-sociedade e abre novas oportunidades de parcerias futuras”. A professora ainda acrescenta que o projeto beneficia a UFSM com retorno financeiro e divulgação massiva de sua marca, uma vez que ela estará presente no produto a ser comercializado”.

A Pró-reitora adjunta da Proinova, Lauren Peres Lorenzoni, afirmou que o know-how acumulado nas universidades representa um acervo valioso de expertise em diversas áreas, desde avanços científicos até técnicas práticas. De acordo com ela, “a assinatura de contratos de transferência de know-how representa um marco estratégico para a UFSM, fomenta a inserção no setor produtivo das pesquisas e inovações desenvolvidas no ambiente acadêmico e, assim, valida o papel da universidade como agente catalisador de mudanças e de desenvolvimento econômico e social”. Por fim, Lorenzoni acrescenta que a Proinova contribuiu com a assinatura do contrato de Know-How no processo de negociação, valoração, formalização contratual e agilidade processual. 

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova

Fotos: Ingal Agrotecnologia

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6199

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes