Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Com investimento superior a R$8 milhões, UFSM é selecionada como Executora de Capacitação do Programa de Residência em Microeletrônica – CI Brasil Inovação



A UFSM foi uma das três instituições aprovadas no edital 02-2023 – PNM-DESIGN, conduzido pela Softex. A seleção prevê mais de R$ 8 milhões de reais de recursos e tem como objetivo selecionar instituições públicas ou privadas, credenciadas ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), para atuar como Executora de Capacitação do Programa de Residência em Microeletrônica – CI Brasil Inovação. O Programa será realizado em rede, com a participação de mais 4 instituições federais (UFPR, UNB, UFC e UFCG). Com isso, irá promover a formação de profissionais preparados para atender a demanda do mercado nacional de semicondutores e microeletrônica. Seu propósito é contribuir para a inovação e o desenvolvimento do setor brasileiro. 

O professor João Batista Martins, responsável pelo projeto aprovado no edital, afirma que atualmente existe uma carência mundial de profissionais da área de semicondutores, o que gera uma grande valorização e procura desses profissionais. Segundo ele, “hoje a UFSM é um centro nacional na área de semicondutores. Isso vai dar maior visibilidade e atrair empresas para vir à Santa Maria em busca de mão de obra”.

Ainda de acordo com Batista, os alunos que participarão do projeto serão selecionados através de um edital nacional e terão a oportunidade de, nos primeiros 6 meses, participar de um curso de especialização em microeletrônico (em tramitação na UFSM), que os tornarão especialistas diplomados na área. Já a capacitação em si, iniciará no mês de julho. Segundo o coordenador, em cada uma das instituições haverá uma sala com toda a estrutura necessária para que os alunos participem das aulas presencialmente. Os professores, por sua vez, poderão ministrar as aulas de maneira presencial ou online. Por se tratar de uma residência, os estudantes terão aulas teóricas na parte da manhã e práticas durante a tarde. 

Por fim, Batista afirma que o projeto irá formar os alunos não apenas na parte técnica, mas também na parte de gestão tecnológica. De acordo com ele, o objetivo é encontrar profissionais que possuam habilidade e expertise para serem empreendedores e desenvolver negócios na área de semicondutores. 

 

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6226

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes