Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Proinova Celebra Sucesso nos Licenciamentos de 2023

O ano de 2023 se destacou com a assinatura de 5 contratos de transferência de tecnologia e 6 em processo de finalização.

No decorrer do último ano, a Proinova investiu nos contratos de Transferência de Tecnologia, chamados de Know-How, Licenciamento ou Cessão. As transferências de Know-How acontecem quando uma empresa e um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) compartilham entre si metodologias ou processos que não podem ser patenteáveis, mas que podem ter uma aplicação industrial e possibilitar a criação ou a melhoria de produtos ou serviços.

Os Licenciamentos e Cessões, por sua vez, consistem em um acordo legal onde uma parte concede o uso de suas tecnologias mediante o pagamento de royalties. O contrato estabelece condições para a exploração comercial, seguindo princípios de equilíbrio contratual e boa-fé. O licenciante recebe retorno de investimentos, expande a comercialização e incentiva o desenvolvimento. Já para o licenciado, oferece acesso a inovações, impulsiona a competitividade e a possibilidade de integrar a inovação a produtos existentes.

Durante o ano de 2023, a Proinova registrou um notável aumento nos licenciamentos de tecnologias. Em relação ao ano anterior, houve um aumento de 250%.

A Pró-Reitora adjunta da Proinova, Lauren Peres Lorenzoni, afirmou: “esse progresso é atribuído ao amadurecimento da comunidade universitária, professores e empresas, impulsionado pela valorização da cultura de inovação”.

De acordo com Lorenzoni, o aprimoramento dos processos de transferência e valoração desempenhou um papel crucial, criando uma base sólida de confiança para negociações bem-sucedidas. Cibele Couto, chefe do Núcleo de Prospecção e Valoração da Proinova, acrescentou: “A Proinova e o Núcleo de Prospecção e Valoração (NPV) emergiram como pilares essenciais, evidenciando o comprometimento da universidade com a inovação e a transferência de tecnologia”.

Couto ainda destacou algumas conquistas alcançadas em 2023, incluindo uma captação de recursos de R$40 milhões, 05 contratos de transferências de tecnologias e 06 em tratativas finais para licenciamento. Ela ainda afirma que o Núcleo planeja expandir suas atividades em 2024, implementando programas de Inovação Aberta e Modelos de Negócios para Laboratórios no próximo ano.

Os 4 contratos de licenciamento finalizados em 2023 foram:

1. B.Nano Soluções Tecnológicas:

– Desenvolvimento de nanoformulações para o controle de insetos-praga, apresentando eficácia comprovada.

2. Bebida Ginger Ale com Hibisco:

– Elaboração de uma bebida inovadora com limão, gengibre e hibisco, destacando-se pela redução de açúcar e coloração natural.

3. Bebida Cerveja Radler:

– Produção única através da mistura de cerveja e refrigerante de limão, preenchendo uma lacuna no mercado nacional por produtos similares.

4. Outra Variedade de Ginger Ale:

– Fórmula aprimorada com redução de açúcar, destacando-se pela qualidade microbiológica e conservação.

5. Huawei do Brasil Telecomunicações LTDA (ainda não nominada):

Bancadas para testes em inversores fotovoltaicos, controlados por softwares para coleta e tratamento de dados e determinação da eficiência energética dos inversores.

Couto e Lorenzoni concluem que esses licenciamentos refletem não apenas o potencial inovador da UFSM, mas também a sinergia bem-sucedida entre academia e indústria, promovida pela Proinova. Ainda acrescentam que o compromisso contínuo com a inovação e transferência de tecnologia posiciona a universidade como um centro de referência no cenário nacional.

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova