Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM-CS recebe Prêmio UFRGS de Tese 2015 na área de Ciências Exatas e da Terra



Professor Jocenir BoitaO professor Jocenir Boita, docente na área de Física da UFSM campus Cachoeira do Sul, foi agraciado com o Prêmio UFRGS de Tese 2015, na área de Ciências Exatas e da Terra, com o trabalho intitulado “Estudos por Espectroscopia de Absorção de Raios X in situ da Formação e Reatividade de Nanopartículas Mono – e Bi – metálicas: Pt, Cu e Pt-Cu”.

Com orientação do professor Jonder Morais, a tese trata do estudo da formação e da reatividade de nanopartículas (NPs) mono- e bi-metálicas por Espectroscopia de Absorção de Raios X Dispersivo (DXAS)in situ. Uma parte do trabalho foi dedicada a aperfeiçoar o método de preparação das NPs, e ao desenvolvimento de uma instrumentação específica para monitorar a formação das NPs (coloides) da síntese química em fase líquida. Com isso, foi possível investigar a formação de NPs de platina (Pt), cobre (Cu) e platina-cobre (Pt-Cu). As NPs obtidas também foram caracterizadas por XRD (X-ray Diffraction), TEM (Transmission Electron Microscopy) e HRTEM (High Resolution Transmission Electron Microscopy). Uma vez formadas e caracterizadas, as NPs foram extraídas da solução coloidal e submetidas a processos térmicos sob atmosferas gasosas (H2S ou H2), ao mesmo tempo que eram analisadas por DXASin situ

A partir da análise dos dados obtidos foi possível comparar a reatividade das NPs ao envenenamento por enxofre, analisar a sua reversibilidade, além de determinar as energias de ativação (EA) dos processos de sulfetação e redução. 

O trabalho gerou quatro artigos científicos em revistas com grande fator de impacto (Journal of Physical Chemistry. C, Physical Chemistry Chemical Physics, Journal of Synchrotron Radiation) e duas patentes registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Foto: arquivo pessoal

Fonte: Assessoria de Imprensa – UFSM

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-290

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes