Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Impressora 3D da UFSM-CS faz seu primeiro modelo



A UFSM-CS está cada dia mais inovando em suas práticas acadêmicas. Após adquirir uma impressora 3D para o Campus, o curso de Arquitetura e Urbanismo já colocou o equipamento para funcionar e produzir o seu primeiro modelo impresso.

O modelo impresso foi uma cadeira e faz parte de um exercício da disciplina de Desenho Digital II, do curso de Arquitetura e Urbanismo. O projeto da cadeira foi desenvolvido pela acadêmica Rhaíssa Porto, do 6º semestre do curso e partiu de referências do designer Alexandre Caldas.

Inicialmente, durante a disciplina, foi proposta a modelagem tridimensional virtual com software AutoCAD. Após a cadeira modelada, o arquivo foi exportado para outro software, onde foram realizados ajustes de escala, densidade das partes sólidas e rotação na mesa de impressão para gerar o modelo final, considerando as camadas a ser impressas. Com estes ajustes realizados, foi possível gerar um arquivo GCODE, que a impressora reconhece como um modelo a ser impresso. Depois de todo esse processo, passa-se o arquivo para a impressora e a mesma inicia o processo de impressão por deposição de camadas de PLA (ácido polilático), que é um plástico biodegradável.

Segundo o Prof. Julio Pires, do curso de Arquitetura e responsável pela disciplina de Desenho Digital II, a intenção agora é inserir atividades de modelagem e fabricação digital em outras disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo. Além disso, já está sendo elaborado um projeto de pesquisa que utilizará a impressora 3D.

O Prof. Julio ainda salienta que o uso da impressora se estende aos demais cursos do Campus. “São cursos de engenharia, e como tal, o estudo de modelos reais pode favorecer na prática de ensino e aprendizagem, além de fazer parte de outros projetos de ensino, pesquisa e extensão”, afirma o docente.

Veja abaixo como foram as etapas para gerar o modelo físico impresso (a cadeira).

Etapa 1 - modelagem da cadeira

Etapa 1 – Desenvolvimento do modelo 3d da cadeira no software AutoCAD

Etapa  2 - O modelo da cadeira  rotacionado e colocado na escala correta no software CURA

Etapa 2 – O modelo da cadeira é rotacionado e colocado na escala correta no software CURA

Etapa 3 - O modelo comea a ser impresso oficial

Etapa 3 – O modelo começa a ser impresso.

Etapa 4 - A cadeira pronta 1Etapa 4 - A cadeira pronta 2

Etapa 4 – A cadeira pronta.

A cadeira impressa em escala

A cadeira impressa em escala (escala 1:7,5).

A impressora 3D oficial

A impressora 3D.

    

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-575

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes