Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Projeto da UFSM-CS traz alunos de ensino médio para aula prática na Universidade

Na manhã desta segunda-feira (17), os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura tiveram a oportunidade de conhecer e ter uma aula no Laboratório de Física da UFSM – Campus Cachoeira do Sul. A aula foi ministrada pelos professores de Física da UFSM-CS, Fábio Beck e Josué Rigue, auxiliados pelo Técnico de Laboratório de Física, Marcel Magalhães Sobrinho.

Ao todo, mais de 50 alunos, divididos em dois grupos, tiveram a oportunidade de ter uma aula prática sobre eletricidade. O primeiro grupo foi acompanhado pela professora Fátima Rosane Freitas de Barcelos, e o segundo, pelas professoras Jaqueline Somavilla e Luciane Radiske. Segundo Fátima, professora de Física do João Neves, essa parceria da UFSM-CS com a Escola tem contribuído com o conhecimento prático dos estudantes, uma vez que o laboratório da escola tem um espaço reduzido e equipamentos mais precários. Além disso, a professora salienta que esse contato com a Universidade incentiva os alunos a pensarem sobre a continuidade dos estudos após o término do ensino médio. Fátima ainda enfatizou que essa troca entre a escola e a UFSM-CS mostra a importância de se ter, em Cachoeira do Sul, uma universidade federal, pública e de qualidade.

Essa atividade faz parte do Projeto “Inserção de Tópicos de Ciência e Tecnologias nas Escolas Públicas através da Teoria-Experimento”, que iniciou no ano de 2016 e segue com atividades em 2017. O principal objetivo do projeto é aproximar os alunos da Universidade, incentivando o estudo e o conhecimento, ligando a teoria vista em sala de aula com a prática e mostrando mais de perto a carreira da ciência e tecnologia, áreas abrangidas pelos cursos do Campus Cachoeira do Sul.

A ideia é que aconteçam mais atividades práticas no Laboratório de Física da UFSM-CS ao longo do ano letivo. Além de tornar o ambiente da Universidade mais familiar aos alunos, essas atividades irão contribuir diretamente no conhecimento adquirido pelos alunos. Conforme eles avançam com o conteúdo em sala de aula, eles terão a oportunidade de verificar a prática em nosso Laboratório.

O Projeto “Inserção de Tópicos de Ciência e Tecnologias nas Escolas Públicas através da Teoria-Experimento” é composto por Prof. Dr. Fábio Beck (Coordenador), Prof. Dr. Josué Neroti Rigue, Prof. Dr. Diogo Pauletti, Prof. Dr. Aécio de Lima Oliveira, Angélico Loreto Teixeira (Téc. Eletroeletrônica), Dr. Gustavo Luiz Callegari (Téc. Lab. Física) e Marcel Magalhães Sobrinho (Téc. Lab. Física).