Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Docentes da UFSM-CS realizam capacitação de professores em parceria com a 24ª CRE e SMED

Através do projeto de extensão intitulado “Formação de Professores: Uma Nova Ferramenta para o Dia-a-Dia Dentro da Sala de Aula”, docentes da UFSM – Campus Cachoeira do Sul estão realizando uma capacitação para professores do ensino fundamental e médio nas áreas de Física, Química e Matemática, em parceria com a 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) do município de Cachoeira do Sul.

Segundo o coordenador do projeto, Jocenir Boita, o objetivo é ajudar a instigar e consolidar a prática de ensino envolvendo estas três áreas, uma vez que o processo de ensino e aprendizagem torna-se cada vez mais forte e significante nas escolas com professores qualificados e com ferramentas apropriadas para exercer a docência. A ideia do projeto veio da análise da realidade, não só da cidade, mas também de todo o país, na qual é possível constatar que diversos professores lecionam as disciplinas de Física, Matemática e Química sem a formação básica que as disciplinas exigem. Assim, o projeto tenta suprir a falta de conhecimento específico daquele professor que está trabalhando fora de sua área de formação, seja este pelo motivo que for.

Imagem 01

O curso atende professores que lecionam Física, Química ou Matemática fora da sua área de formação a partir do 9ª ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, comtemplando o uso de experimentação com materiais alternativos de baixo custo nas áreas de Física e Química e o uso de softwares livres na área da matemática. De acordo com o professor Jocenir Boita, “não há um projeto na cidade de Cachoeira do Sul com a proposta de propiciar um ambiente de preparação para professores em áreas específicas do conhecimento, oferecido por uma universidade federal pública e de qualidade. Esta proposta pretende dar o primeiro passo em relação a esta modalidade, pretendendo chegar a nível estadual ao longo do tempo”.

Imagem 02

Ao todo serão 13 encontros, que iniciaram dia 02 de junho e encerram no dia 24 de novembro, totalizando uma carga-horária de 45 horas (divididas em 3 partes de 15 horas – Química, Matemática e Física). Esses encontros são ministrados pelos professores Jocenir Boita (Física), Glauber Rodrigues de Quadros (Matemática), Lucinéia Fabris (Matemática), Débora Faoro (Química) e Janessa Aline Zappe (Química) da UFSM-CS.