Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Servidoras técnico–administrativas, do CCNE, obtém título de doutor

Marilene Dias do Nascimento e Susiane Cavinatto Meira, ambas servidoras técnico-administrtivas do Departamento de Química, do CCNE, conquistaram recentemente o título de doutor nas áreas de Geografia e Química, respectivamente; a primeira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, a segunda, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Marilene, Doutora em Geografia pela UFRGS, defendeu no dia 27 de março de 2015 a tese intitulada “Impactos socioambientais e percepção da paisagem em locais de forte fragilidade ambiental na cidade de Santa Maria/RS”. A própria autora resume sua tese como um “mapeamento das fragilidades ambientais potenciais, decorrentes das características físicas da paisagem e das fragilidades ambientais emergentes, considerando as modificações antrópicas introduzidas nessa paisagem. Em maio, a obra estará disponível no site da biblioteca da UFRGS.

Susiane, doutora em Química, também fez sua defesa no dia 27 de março de 2015. A tese intitula-se “Síntese e bioatividade de sistemas pirazolil-piridínicos poli-heterocíclicos trialometil substituídos” e, de acordo com a autora, “a ideia principal da tese foi a de realizar a obtenção de moléculas químicas inéditas – novos sistemas poli-heterocíclicos nitrogenados e, com base nos conhecimentos já existentes, a partir de substâncias análogas, fazer avaliações biológicas visando uma futura e possível aplicabilidade na área de fármacos.”.

Texto redigido por Sandro Lacerda – Assessoria de comunicação do CCNE.