Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

06 de Maio, Dia Nacional da Matemática



O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, de acordo com Lei aprovada pelo congresso Nacional. Esta escolha teve como motivação a data de nascimento do professor Julio César de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan. Notório matemático, escritor e educador brasileiro, ganhou reconhecimento internacional por seus livros de matemática recreativa, didática e história da matemática, sendo a sua obra mais famosa O homem que calculava, que narra as aventuras de um calculista persa.

 

Aproveitamos essa data para divulgar a Matemática, ciência que atrai matemáticos por profissão, por vocação ou por hobby. A Matemática como área do Conhecimento humano foi criada e vem sendo desenvolvida em função de necessidades sociais, apresentando forte ligação com outras áreas do conhecimento. Segundo Lobachevsky, “Não há ramo da Matemática, por mais abstrato que seja, que não possa um dia vir a ser aplicado aos fenômenos do mundo real.”

 

Aos acadêmicos dos cursos de Matemática Licenciatura e Bacharelado, futuros matemáticos, essa é uma etapa para vivenciarem e desvendarem a Matemática em suas várias áreas, de modo a contribuir na definição da atuação profissional de vocês.

 

A todos nós, matemáticos e futuros matemáticos, cabe desmistificar que a matemática é muito difícil, sendo acessível apenas aos “talentosos”.

 

Algumas frases:

A Matemática, quando a compreendemos bem, possui não somente a verdade, mas também a suprema beleza. (Russel)

Nunca será um verdadeiro matemático aquele que não for um pouco de poeta. (Karl Weierstrass)

É das hipóteses mais simples que mais devemos desconfiar, porque são aquelas que têm mais possibilidades de passar despercebidas. (Poincaré)

 

Parabéns aos matemáticos pelo nosso dia!!!

 

Texto elaborado pela Coordenadora do Curso de Matemática/UFSM, professora Sandra Vielmo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-47

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes