Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

CCNE contribuirá com projeto de revitalização de CREA Oeste

Na disciplina de Gestão de Projetos  Sociais, ministrada pela Prof. Dra. Maria Ivete Trevisan Fossá, do Curso de Comunicação Social – Habilitação: Relações Públicas da UFSM, os alunos são instigados a desenvolver um projeto consistente em prol da comunidade santamariense. Para isso, foi escolhido o Centro de Referência de Assistência Social da Zona Oeste de Santa Maria (CREA OESTE) como local para o desenvolvimento da atividade proposta pela turma. A intenção é realizar a revitalização do patrimônio edificado, que é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social do Município.

Colaborando com o projeto e pensando na melhoria do espaço de convivência, o CCNE contribuirá com a revitalização através do plantio de mudas de árvores e flores que são cultivadas pelo Jardim Botânico da UFSM. As mudinhas serão plantadas em canteiros que serão construídos com pneus, juntamente com a comunidade participante.

Além do CCNE, outros Centros estão disponibilizando auxílios para a turma dos futuros relações públicas, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Centro de Artes e Letras (CAL) que farão intervenções, oficinas e entretenimento,  no dia da revitalização. Porém outros materiais ainda serão necessários serem adquiridos e para isto, a turma criou uma Vaquinha Online, para receber a contribuição dos interessados. Clique aqui e contribua você também!

O CREA OESTE:

Caracterizado como a principal porta de entrada do SUAS, o CREA OESTE é uma unidade que propicia o acesso de um grande número de famílias à Rede de Proteção Social de Assistência Social.

Entre as atividades realizadas pelo Centro estão:

– Acolhimento;

– Acompanhamento de famílias e indivíduos;

– Grupos/oficinas de convivência e atividades socioeducativas;

– Visitas domiciliares;

– Busca ativa;

– Oficinas de Inclusão Produtiva;

– Atividades coletivas (campanhas, palestras);

– Acompanhamento dos serviços prestados no território de abrangência do CRAS;

– Encaminhamento para Serviços da Proteção Básica, outros setores e para Proteção Especial.

A Revitalização:

A revitalização acontecerá no dia 21 de novembro, quando os 18 alunos da disciplina de Gestão de Projetos Sociais irão colocar a mão na massa com a ajuda da comunidade e de voluntários. Irão cortar a grama do terreno, pintar a casa, arrumar tomadas, banheiro e criar um espaço de convivência externo para a atividade das crianças, tornado o espaço mais atrativo, aconchegante e acolhedor. Outro objetivo é que o local seja mais facilmente identificado, pois muitas pessoas que por ali passam não sabem que ali funciona o CRAS OESTE, ou quem procura pelo mesmo muitas vezes tem dificuldade de localizá-lo devido sua pouca sinalização.

Paralelo à revitalização ocorrerá Intervenções Culturais, onde Juntamente com as Assessorias de Comunicação dos Centros Acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria, os alunos estão organizando oficinas em parcerias com cursos da área da saúde, ciências naturais e exatas, e artes para levarem os trabalhos realizados dentro da Universidade até a comunidade.

Informações: Turma de Comunicação Social – Relações Públicas da disciplina de Gestão de Projetos Sociais