Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Uma rosa por um livro



23 de abril é dia de São Jorge, padroeiro da Catalunha (cidade de Barcelona – Espanha). Para homenagear e comemorar o dia do santo que os protege, os catalões, desde a Idade Média, tem o costume de presentear pessoas queridas com flores e livros. Rosas também são oferecidas a pessoas que compram um livro.

Esta tradição parece ter influenciado a UNESCO, que em 1995 durante o XXVIII Congresso Geral em Paris, escolheu a data 23 de abril para ser comemorado o Dia Mundial do Livro. Porém, a comemoração não se dá apenas pela tradição catalã, a data foi escolhida por ser o dia da morte de dois grandes escritores da história: William Shakespeare (dramaturgo inglês), Miguel de Cervantes (escritor espanhol).

O dia 23 de abril também é data de nascimento ou morte de outros autores famosos como Maurice Druon (escritor francês), Halldór Laxness (escritor islandês), Vladimir Nabokov (romancista russo-estadunidense), Josep Pla (escritor catalão), Manoel Mejía Vallejo (escritor colombiano) e Inca Garcilaso de La Vega (escritor peruano).

Além do Dia Mundial do Livro, o 23 de abril é o dia dos Direitos de Autor, criado pela UNESCO para encorajar as pessoas a descobrirem os prazeres da leitura, e a conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos. Pois, segundo a diretora-geral, Irina Bokova, um livro é um elo entre o passado e o futuro. É uma ponte entre gerações e entre culturas, uma força para a criação e a partilha de sabedoria e conhecimento.

 

 

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-livro/

Texto elaborado por Camila Jardim – Nucleo de Divulgação Institucional CCNE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-188

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes