Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ossos do Ofício: Uma série CAPPA



Ossos do Ofício: uma série CAPPA

Episódio 10: tese de doutorado de Fabiula Prestes de Bem estuda a osteologia de Dynamosuchus

Fabiula Prestes de Bem é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada (URI) Campus Frederico Westphalen e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no qual cursa Doutorado atualmente. Sua tese, intitulada “Osteologia de Dynamosuchus collisensis (Pseudosuchia: Ornithosuchidae) e suas implicações paleoecológicas”, busca entender uma espécie do grupo dos Ornithosuquideos, a linhagem que posteriormente deu origem aos crocodilos.

O interesse de Fabiula pelo grupo surgiu não apenas pela sua anatomia, mas também por sua raridade fóssil. O grupo estudado possui apenas 4 espécies representantes em todo o mundo, a espécie Dynamosuchus collisensis é o foco da pesquisa e possui apenas um único fóssil encontrado em todo o mundo, descoberto na cidade de Agudo (RS). O estudo busca descrever a anatomia detalhada da espécie e compreender suas funções paleoecológicas, como, por exemplo, a dieta alimentar e a postura para locomoção. As análises da tese são baseadas, principalmente, na (s):

  • Preparação do material fóssil;
  • Comparação anatômica entre grupos aparentados;
  • Análises filogenéticas;
  • E a descrição detalhada de todos os elementos fósseis da espécie.

A pesquisa possui alta relevância na área, pois acrescenta novas informações sobre o papel da espécie no ambiente da época e ajuda a esclarecer pontos ainda pouco estudados. A doutoranda afirmou que os estudos dos fósseis da região central do estado “são de grande interesse, tanto para o mundo acadêmico, quanto para a sociedade” e ainda declarou que:

“A pesquisa fortalece minha formação acadêmica, ao desenvolver análise crítica e métodos de investigação, e contribui para minha formação pessoal ao estimular disciplina e autonomia.”

Os trabalhos desenvolvidos no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA/UFSM) recebem destaque nacional e internacional em diversas publicações e notícias. Essas pesquisas revelam informações sobre o ambiente do Período Triássico, sobre os grupos que existiram e sobre as adaptações que ocorreram após o grande evento de extinção, despertando curiosidade e estimulando as pessoas a saberem mais sobre a paleontologia e o conhecimento produzido dentro das universidade.

Fabiula Prestes de Bem

Texto: Pollyana Escobar Bronzatto, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e Bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-6719

Publicações Recentes