Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

As duas melhores dissertações em Matemática Aplicada e Computacional do Brasil têm seus orientadores nos departamentos de Matemática e Estatística

A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), a cada dois anos, promove concursos de iniciação científica (IC), de mestrado e de doutorado em que podem se inscrever pessoas que tenham desenvolvido algum trabalho científico, nesses níveis, em algum tópico da SBMAC, e o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) é o evento mais importante da SBMAC. Este congresso tem por objetivo congregar professores, pesquisadores e profissionais de empresas, centros de pesquisas e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional para divulgar e discutir os resultados (conclusivos e em desenvolvimento) das suas pesquisas e tomar ciência da produção científica nas principais instituições nacionais.

Os professores Alice Kozakevicius, do Departamento de Matemática, e Fábio Bayer, do Departamento de Estatística, receberam, nesta segunda-feira (30), a informação de que dissertações, das quais são orientadores, foram selecionados pelo Comitê do Prêmio de Mestrado CNMAC 2016.

O trabalho “Classificação de estágio de sono através da aplicação de transformada wavelet discreta sobre um único canal de eletroencefalograma” de Thiago Lopes Trugillo da Silveira, mestre em Ciência da Computação pela UFSM, orientado por Alice e coorientado pelo professor César Ramos Rodrigues (CT) conquistou o 1º lugar do Prêmio SBMAC de Mestrado “Odelar Leite Linhares”.

Já, o trabalho “Aproximações para a DCT via pruning com aplicações em codificação de imagem e vídeo”, de Vitor de Andrade Coutinho, recebeu menção honrosa no concurso de mestrado e o trabalho “Processamento estatístico de imagens por transformadas discretas, de Raíza dos Santos Oliveira, obteve o 3º lugar no concurso de iniciação científica (IC). Estes dois trabalhos foram desenvolvidos sob orientação conjunta entre o professor Renato Cintra da Universidade Federal de Pernambuco e o professor Fábio Bayer.

O trabalho de Thiago será apresentado na Sessão Técnica específica do prêmio, no dia 5 de setembro, às 10h30min e a premiação ocorrerá na sessão de abertura do CNMAC, no mesmo dia, em Gramado, RS.

Nos grupos de pesquisa em que a professora Alice (Matemática/CCNE) e o professor Fábio (Estatística/CCNE) participam, estão as duas melhores dissertações em Matemática Aplicada e Computacional do Brasil e o terceiro melhor trabalho de IC.

Texto elaborado por Camila Jardim – Núcleo de Divulgação Institucional CCNE