Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Confira como foram as primeiras atividades integradas da 15ª SAI do CCNE

IMG 0692

A 15ª Semana Acadêmica Integrado do CCNE iniciou na tarde desta segunda-feira, 17 de outubro. A abertura teve início às 14h e contou com uma mesa composta pela Diretora do Centro, Sonia Cechin, o professor coordenador do curso de Física, Lúcio Dornelles, representando os docentes do CCNE e os acadêmicos Guilherme Godoy e Isabel Froza, representando os Diretórios Acadêmicos. Na cerimônia foi entregue a premiação para os campeões das modalidades futsal, vôlei, truco e xadrez da 7ª Copa.

Após receber as premiações, os acadêmicos participaram da conferência “Conversações entre Psicologia Social e Neurociências: formas de conhecer a nós mesmos como seres humanos” que foi ministrada pelo professor do Departamento de Psicologia da UFSM, Marcos de Azambuja que apresentou as participantes a experiência de pesquisa etnográfica em Psicologia Social em um laboratório de Neurociência para pensar como os desenvolvimentos científicos permeiam e influenciam nossa existênciaIMG 0748

A segunda atividade integrada teve início às 16h30 e trouxe a partir da fala do professor José Borges da Costa, explicações sobre a inteligência artificial com base nas pesquisas produzidas pelo grupo AI100, criado na Universidade de Stanford com pensadores destacados de diversas áreas e diversas instituições para conduzir, um estudo para antecipar como os efeitos da inteligência artificial irão impactar a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se divertem.

“Inteligência Artificial – A vida em 2030, Relatório do Grupo AI100-Stanford, 2015”, também trouxe aos acadêmicos, reflexões sobre nosso cotidiano em meio às tecnologias. “Passamos, a maior parte do tempo, conectados e isso mudou nossa maneira de viver. Tudo o que se quer é um pouco de Wi-Fi”, destacou José.

A terceira e última atividade integrada do dia foi a palestra “Pesquisa Científica, por onde começar?” ministrada diretora da empresa Amostra, professora Margrid Burlinga Sauer, que trouxe exemplos e dicas a todos acadêmicos sobre como iniciar pesquisas científicas.

A 15ª Semana Acadêmica Integrada do CCNE continua nesta quarta-feira (19), a partir das 08h30 com a conferência “Mudanças climáticas e a importância das Ciências Naturais e Exatas”, “Saúde Mental no Contexto Universitário: demandas do contemporâneo” e “Descomplicando a escrita de artigos científicos”.

Para mais informações confira a programação.

Texto elaborado por Camila Jardim – Núcleo de Divulgação Institucional CCNE