Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

XV SAI encerrou atividades integradas na quarta-feira (19)

A quarta-feira (19) foi o último dia de atividades integradas da XV SAI. Sob forte chuva, a professora do Departamento de Física, Nathalie Boiaski, iniciou os trabalhos falando sobre “Mudanças Climáticas e o Desafio das Ciências Naturais”.

Na sequência, o psicólogo Félix Miguel Guazina, do Centro Universitário Franciscano, abordando a “Saúde Mental no Contexto Universitário: demandas do contemporâneo” observou que, de acordo com o pensamento positivista, teoria e prática estão dissociadas e, para fazer a experiência, é preciso tempo. Ilustrando esta questão, trouxe o pensamento de Bondía (2002), em que “a experiência é algo que nos acontece, nos atravessa, nos toca”.

Encerrando os trabalhos, Ewerton Torres falou os presentes sobre a elaboração de artigos científicos.
Além das três palestras, os participantes também tiveram informações sobre a empresa Sigma Jr., trazidas pelo Diretor presidente, Luís Eduardo Frighetto Pereira, acadêmico do Curso de Estatística e sobre a Coleta Seletiva Solidária UFSM, apresentada pela professora Marta Tocchetto, coordenadora das Comissões de Planejamento Ambiental e da Coleta Seletiva Solidária da UFSM.

Na quinta-feira, alguns cursos continuaram com palestras e minicursos, dentro de suas atividades específicas. O curso de Meteorologia participou da terceira reunião do Grupo de Pesquisa em Clima para fazer uma avaliação do que ocorreu no inverno e discutir a previsão para a primavera de 2016.

Texto elaborado pelo Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE.