Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Acolhimento e reflexões sobre as ações do homem marcaram a recepção aos calouros do CCNE

Nesta segunda-feira (6), os novos alunos do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) participaram das atividades planejadas para o inicio do primeiro semestre de 2017. Acompanhados pelos seus veteranos, os jovens foram pintados e deram inicio aos primeiros momentos de integração, proporcionados pelo trote. “É bom para conhecer os novos colegas e veteranos. É muito bom ter esse relacionamento com eles. E eu espero que seja muito bom (o primeiro ano letivo). Tranqüilo. E que eu não rode em nenhuma matéria”, brincou a ingressa do curso de Matemática Lauren Sanches.

No Auditório Lói Berneira (Anfiteatro C, anexo ao prédio 18), os calouros de Tecnologia em Processos Químicos, Matemática, Meteorologia, Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Estatísticas,  Física (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Biológicas, Química (Licenciatura, Bacharelado e Industrial) receberam as boas vindas da diretora Sônia Zanini Cechin e em seguida, acompanharam a apresentação dos coordenadores de cada curso.

Após a exibição do vídeo institucional do CCNE, a professora do Departamento de Química e coordenadora da Comissão de Planejamento Ambiental (Complana) Marta Tocchetto argumentou sobre a importância da Coleta Seletiva Solidária dentro da Instituição e nossas responsabilidades com essa ação. “Todo o conhecimento que receberem na Universidade fará de vocês pessoas melhores. Fará de vocês profissionais melhores. Aproveitem esse tempo.”, aconselhou.

De forma bem humorada, o responsável pela Biblioteca Setorial CCNE Pietro Otávio Santiago da Silva convidou os novos alunos a visitarem e se apropriarem deste espaço tão importante. Com o fim das apresentações, teve inicio a aula inaugural “Antropoceno: a sexta extinção”, ministrada pelo diretor do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa) e professor do Departamento de Ecologia e Evolução do CCNE Sergio Dias da Silva.

Entre os principais questionamentos da preleção, está a questão “ainda há tempo para reverter as ações do homem sob a natureza?”. Pois, compreende-se que a acidificação dos oceanos, o aquecimento global, os desastres naturais, entre outras consequências tem contribuído para o surgimento de uma nova etapa na Tabela do Tempo Geológico da Terra, conhecida como Antropoceno.

As fotos do primeiro dia de recepção aos calouros do CCNE está registrado na página do CCNE UFSM (www.facebook.com/ccne.ufsm.13) no Facebook.

Texto e fotos: Arianne Teixeira de Lima, Núcleo de Divulgação CCNE.

Lauren Sanches - acadêmica de Matematica