Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Saiba mais sobre o primeiro dia do I EREC

Na manhã desta quinta-feira (30), teve inicio o I Encontro Regional de Ensino de Ciências (EREC) no auditório Flávio Miguel Schneider (Prédio 42 – CCR).

A abertura do evento contou com as presenças do Reitor da UFSM Paulo Afonso Burmann, da Pró-reitora de Graduação Marta Adaime, do vice-diretor do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) Félix Alexandre Antunes Soares e do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM, Luiz Caldeira Brant de Torentino Neto.

Em sua fala, o professor Félix Soares explanou sobre a origem e desenvolvimento do EREC, destacando o alcance atingido pelo encontro, a programação planejada e a presença de palestrantes nacionais e internacionais, durante os dois dias do evento.

Após a cerimônia de abertura, os participantes do I EREC foram brindados com uma breve apresentação da “Oficina de Música”, coordenada pelo professor do Departamento de Música da UFSM, Daniel Morales, que tem como objetivo levar a música latinoamericana aos palcos.

Ainda sobre o primeiro dia da programação, o painel “PPGECQVS e a área de ensino: reflexões de mais de uma década” foi um dos destaques, por contar com a participação dos coordenadores dos PPGECQVS das três instituições que formam o programa de pós-graduação interinstitucional: UFSM, UFRGS e FURG. “Que este encontro não seja somente um momento de reflexão, que seja, sim, um momento para ação. É preciso indignar-se com os que creem que ensino é despesa”, declarou Félix Soares.

O I Encontro Regional de Ensino de Ciências (I EREC) prossege a té sexta-feira (31) no auditório Flávio Miguel Schneider (Prédio 42 – CCR). O EREC é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM, um programa interinstitucional de associação ampla, constituído por orientadores vinculados a três instituições associadas: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).