Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Evento que valoriza a geodiversidade de Caçapava do Sul reúne famílias, produtores locais e escolas do município

Pedras do Segredo de Caçapava do Sul/RS. Foto: Organização GEO.DIA

A 4ª edição do Geo.dia, que ocorre dia 24 de novembro na cidade de Caçapava do Sul/RS tem como premissa a valorização e divulgação da geodiversidade e do patrimônio natural da cidade sede do evento junto à comunidade local.

Caçapava do Sul é uma cidade que, de acordo com André Borba e Jaciele Sell, ambos da organização do Geo.dia, “se constitui como uma verdadeira sala de aula ao ar livre para as geociências e todas as ciências da natureza” e, portanto, a realização do Geo.dia neste local busca construir um futuro para o município, com base na sustentabilidade, no conhecimento, no turismo de base e na valorização de suas produções.

Guaritas de Caçapava do Sul/RS. Foto: Organização GEO.DIA

As atividades planejadas para este evento buscam integrar toda a sociedade, desde as crianças, os agricultores e artesãos locais, a comunidade escolar e turistas. Em sua programação, o Geo.dia conta com exposições que valorizam a geodiversidade do município, brincadeiras e excursões aos geomonumentos Guaritas, a Pedra do Segredo e Minas do Camaquã. Além de buscar a integração da comunidade local a partir da sua programação dinâmica, o Geo.dia pretende estimular a parceria das instituições federais de ensino superior envolvidas como a UFSM, Unipampa, e UFPel, e de iniciativa privada, como a Unisinos, além das secretarias municipais de educação e cultura/turismo.

Nas edições anteriores, o Geo.dia reuniu um público entre 300 e 500 pessoas. Desde a 3ª edição, o evento recebeu a participação da feira AGRISABORES e de diversas artesãs e artesãos, o que contribuiu para que mais visitantes e moradores de Caçapava do Sul passassem pelo evento.

O crescimento do Geo.dia e também o seu reconhecimento por parte da sociedade motiva a organização a transformá-lo em um evento anual, a ser fixado no calendário de eventos do município de Caçapava do Sul. Por ocorrer sempre no terceiro ou quarto sábado do mês de novembro, o Geo.dia já é considerado dia letivo para as escolas da rede municipal. Também se espera que este evento se consolide pioneiro na educação geopatrimonial no estado do Rio Grande do Sul. Para André, “o Geo.dia faz parte de uma estratégia mais ampla, que envolve a educação, o turismo e a conservação da natureza”. O evento também busca a visibilidade dos grupos envolvidos, como o grupo de pesquisa PANGEA, o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE).

Clique e veja todas as atividades no evento criado no Facebook

Serviço:

Evento: Geo.dia 2018

Data: 24 de novembro de 2018, sábado (9h às 18h)

Local: Praça Rubens da Rosa Guedes (Praça da Matriz), Caçapava do Sul/RS

Texto por: J. Antônio de S. Buere Filho, acadêmico de Comunicação Social – Produção Editorial e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Edição: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE