Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sigma Jr: colocando em prática conhecimentos da estatística



Situada no Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM e vinculada ao curso de Bacharelado em Estatística, a Sigma Jr é uma empresa júnior destinada a prestar serviços de consultoria em estatística.

Entre os serviços oferecidos pela Sigma, ela desenvolve testes estatísticos, planejamento de pesquisa, tabulação de dados, amostragem e também minicursos e palestras. Até o momento, já foram aplicados cerca de 70 projetos em diversas unidades de ensino da UFSM e também em unidades da Universidade Franciscana (UFN). 

A Sigma Jr tem como missão agregar valor para os projetos dos clientes envolvidos e dos acadêmicos colaboradores da empresa, visto que estes podem colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em prática a partir das demandas do trabalho.

Uma curiosidade a respeito da empresa é que ela integra todos os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da instituição, desde que estes tenham cursado a disciplina de Estatística Geral ou equivalente. Dessa maneira, acadêmicos de cursos como Engenharia Florestal, Engenharia Química e Zooctenia já passaram pela empresa. Ao total, 42 acadêmicos já tiveram a Sigma Jr em sua trajetória, e atualmente ela é composta por 25 colaboradores.  

Com atuação desde 2016, a empresa júnior tem nos estudantes participantes, junto ao suporte dos professores do Departamento de Estatística da UFSM, o seu grande potencial de funcionamento. Para a Sigma, uma de suas principais realizações é a satisfação dos clientes que retornam para a realização de novos projetos e indicam a empresa para outros. Além disso, a empresa também foi reconhecida perante a Brasil Júnior, a confederação brasileira de empresas juniores. A Sigma também alcançou o nível de Alto Crescimento, o que significa para ela que “crescemos, amadurecemos e que batemos os resultados do ano anterior, além de termos conseguido o selo EJ, o que significa que somos uma empresa legalizada”. 

Os próximos passos da Sigma Jr é buscar a capacitação e desenvolvimento de todos os alunos atuantes na empresa, a fim de se tornar referência na formação de líderes capazes de gerenciar projetos de alta qualidade.

 

Texto por: J. Antônio de Souza Buere Filho, acadêmico de Comunicação Social – Produção Editorial e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Edição: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-852

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes