Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Central de apoio ao ensino de exatas ultrapassa 600 alunos atendidos



Preocupados com as questões relacionadas a saúde mental e permanência dos estudantes nos cursos de graduação do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) implementou, em abril deste ano, a Central de Tutoria. Um espaço destinado a auxiliar os alunos de toda Universidade, tanto em dúvidas específicas como também no planejamento mais amplo para sanar dificuldades nas áreas de matemática, química, física e estatística. Até o momento mais de 600 atendimentos foram realizados pelos estudantes-tutores e esse é um número expressivo, que chama a atenção para a importância de ações como essa. 

Por abrigar as “ciências duras”, muitos dos estudantes que ingressam nos cursos do CCNE identificam uma lacuna entre o conteúdo apresentado no ensino médio e o conhecimento  exigido no ensino superior. Esse foi um dos motivos que fez com que Rozieli Bovolini, servidora responsável pela UAP, iniciasse o movimento para implementação da Central. No momento atual, fazendo uma breve avaliação desses primeiros meses de funcionamento, a servidora Daíse Vargas, atual responsável pelo projeto, garante que os objetivos da proposta estão sendo cumpridos. “A central é um espaço de aprendizagem diferenciada e é gratificante proporcionar aos alunos da instituição este suporte, além de dar aos alunos tutores a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas à docência”, destacou a servidora. 

A Central de Tutoria funciona diariamente e nela os estudantes-tutores, com orientação docente e coordenados pela UAP, ficam disponíveis para sanar quaisquer dúvidas de exatas, independente da disciplina. Em resumo, nesse espaço, os alunos podem contar com outros alunos dispostos a tornarem o processo de aprendizagem na Universidade mais tranquilo e eficaz. Para o tutor de Química Gabriel Prates, estudante do sétimo semestre de Processos Químicos, a oportunidade de atuar na Central engrandece a sua formação profissional e pessoal pelo fato de, ao ajudar outros estudantes, também reforçar os conteúdos do seu curso. “Muitos estudantes que chegam na Central sabem o conteúdo que estão com dúvida, o que lhes falta é um pouco de auto-confiança. Então, além de facilitador, o nosso papel, acima de tudo, é de ter empatia pelos colegas e os encorajar”.

Tutores atendem estudantes de toda Universidade, prestando auxílio em conteúdos da área de exatas.

Além disso, outro destaque da Central de Tutoria é a abrangência das diferentes Unidades de Ensino da Universidade. Desde maio, quando os atendimentos passaram a ser monitorados, estudantes do CCNE, do Centro de Tecnologia (CT), do Centro de Ciências Rurais (CCR), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) procuraram a Central para tirarem dúvidas relacionadas aos conteúdos das áreas exatas e que são comuns a todos as Unidades. Isso demonstra a interdisciplinaridade e a necessidade que essa proposta tem de ser implementada também em outras áreas da Universidade. 

A gente enquanto estudante poder pensar novas metodologias de ensino, aplicar os nossos conhecimentos e ver como é a experiência de ser professor faz com que as aulas do nosso curso ganhem um outro sentido”, destacou Gabriel. Além disso, dar protagonismo aos estudantes e oportunizar espaços como a Central de Tutoria garante que a Universidade alcance índices melhores de aprovação e conclusão dos cursos. “A evolução dos alunos é notória, os professores nos procuram e dizem que veem a diferença nos estudantes que fazem o acompanhamento periódico na Central e o que esperamos é continuar colhendo esses bons resultados”, finalizou Daíse. 

Texto por: Lucas Zimmermann, acadêmico de Comunicação Social – Relações Públicas e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Revisão: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE


Publicações Recentes