Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Professoras da UFSM são homenageadas no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas

Com o objetivo de estimular a inclusão, a permanência e a valorização das mulheres na carreira científica em matemática, foi realizado nos dias 27 e 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro o Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas.

Organizado pelo IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o evento contou com palestras científicas de alto nível, apresentações de jovens pesquisadoras, sessões de tutoria, apresentações de pôsteres e mesas redondas.

Constou ainda na programação, a exposição fotográfica “Um olhar singular: contribuições de mulheres à matemática brasileira”, que homenageou 64 mulheres de todas as regiões brasileiras. Além das imagens, o público presente pode conhecer um pouco da história e das contribuições cientificas de cada homenageada.

“Na elaboração vimos que quase poderíamos escrever um livro com tantas histórias e trajetórias. Durante o Encontro recebemos muitas manifestações positivas quanto à exposição, muitas participantes se emocionaram ao ver suas professoras nas fotos e as homenageadas presentes agradeceram à homenagem” conta Simone Moraes, curadora da exposição e docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia.

Na oportunidade a Universidade Federal de Santa Maria se fez presente entre as homenageadas com as professoras Eleni Bisognin, e Vanilde Bisognin, duas das primeiras doutoras em Matemática na UFSM e docentes do Departamento de Matemática até se aposentarem em 1996.

banner expo EBMM - IMPA
vanilde