Ossos do Ofício: uma série CAPPA
Episódio 4: dissertação de mestrado de Vitória Laste investiga um novo espécime de dinossauro herrerasaurídeo.
Vitória Zanchett Dalle Laste desenvolve a dissertação de mestrado intitulada “Anatomia craniomandibular de um novo espécime de dinossauro herrerasaurídeo do Triássico Superior do Sul do Brasil” no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi a partir dos estágios do curso de Ciências Biológicas, realizados no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA/UFSM), que Vitória teve a possibilidade de estudar um espécime de um dos primeiros grupos de dinossauros carnívoros que existiu na Terra.
Sua pesquisa busca compreender a anatomia craniomandibular de um dinossauro herrerasaurídeo, um grupo de animais encontrado exclusivamente na América do Sul, em especial no Brasil e na Argentina. O espécime tem potencial para revelar informações sobre a presença de uma articulação adicional na mandíbula, que possibilita maior mobilidade e menor pressão exercidas durante o ato de mastigação.
Sua pesquisa busca compreender a anatomia craniomandibular de um dinossauro herrerasaurídeo, um grupo de animais encontrado exclusivamente na América do Sul, em especial no Brasil e na Argentina. O espécime tem potencial para revelar informações sobre a presença de uma articulação adicional na mandíbula, que possibilita maior mobilidade e menor pressão exercidas durante o ato de mastigação.
O estudo abrange as atividades de preparação mecânica, nas quais é removido os sedimentos que envolveram o fóssil por milhões de anos; a descrição anatômica, que inclui comparações com outros animais próximos; e o levantamento de hipóteses baseadas nas características do material.
A mestranda destaca que o CAPPA proporciona a oportunidade de trabalhar com alguns dos fósseis mais completos e bem preservados destes animais, conhecidos mundialmente. Além disso, ressalta que o estudo contribui para o aumento do seu conhecimento acerca da anatomia e fisiologia de grupos extintos, incluindo os dinossauros mais antigos do mundo.
“ A pesquisa vem me auxiliando especialmente na construção de pensamento crítico acerca de questões biológicas e evolutivas complexas, além de ter me proporcionado contato com pessoas incríveis que vem me auxiliando neste processo”.
Observar os padrões evolutivos desses espécimes permite a compreensão de sua interferência na diversidade destes animais ao longo do tempo. A relevância da dissertação vai além da disseminação de conhecimento sobre um grupo de fósseis, mas intensifica a valorização e a preservação dos animais que compõem a história e a cultura da região central do Estado.
Texto: Pollyana Escobar Bronzatto, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e Bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE. Disponível em:
Ossos do Ofício: uma série CAPPA