A 40º Edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocorreu entre os dias 03 e 07 de novembro, no campus Sede da UFSM, e contou com mais de sete mil trabalhos submetidos. O evento científico abrange palestras temáticas e apresentações orais e em banners de todos os Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade, em busca da propagação de conhecimento e do protagonismo dos estudantes.
O tema da JAI 2025 foi “Inteligência Artificial na ciência: desafios e oportunidades”, o qual promoveu grandes debates e reflexões sobre o potencial e as contradições éticas da implementação da IA. O Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) integrou o evento com mais de 200 estudantes e discutiu amplamente o uso dessa ferramenta em seus cursos e profissões, desde a modelagem de sistemas complexos na Física e na Química até a análise de grandes volumes de dados na Biologia e na Estatística.
A aluna do sexto semestre do curso de Física Bacharelado, Stefani Fogaça, participou da JAI pela segunda vez e afirma que a experiência foi “muito satisfatória”. Ela apresentou, neste ano, sua pesquisa do Laboratório GPC (Grupo de Pesquisa em Clima), do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), intitulada “ONDAS DE CALOR EM SANTA MARIA (RS): VARIAÇÕES E TENDÊNCIAS DE TEMPERATURA NAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS”. A discente afirma que a apresentação do tema na JAI pode facilitar a introdução desse assunto na comunidade, visto que “as mudanças climáticas vão começar a ser cada vez mais presentes no dia a dia da população”.
Os participantes salientaram a boa organização do evento, que promoveu facilidade de acesso às informações e praticidade nos momentos de submissão e avaliação dos trabalhos. Um dos pontos com maior relevância para os estudantes foi o desenvolvimento da oratória, no qual a apresentação oral na JAI estimulou não apenas a fala clara e coesa, mas também a perda da vergonha, aspectos essenciais para a vida acadêmica.
O Vice-Diretor do CCNE, Hans Zimermann, declarou que a Jornada Acadêmica Integrada é uma experiência fundamental na formação dos estudantes e fortalece a base indissociável da Pesquisa, Ensino e Extensão. O Prof. Zimermann ainda disse que:
“Ela representa, para muitos, o primeiro contato com o ambiente de um congresso científico, proporcionando a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como a comunicação científica, a argumentação, a escuta qualificada e o networking. É um rito de passagem que qualifica e amadurece o futuro profissional e pesquisador.”
Texto: Pollyana Escobar Bronzatto, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e Bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.