Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

Pelo campus com o UMABike, novo serviço de Bicicletas no CCS e na UFSM

Projeto UMAbike é apresentado à comunidade acadêmica

Desde o dia 15 de maio, segunda-feira, uma nova possibilidade de deslocamento pelo campus está disponível no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Trata-se das bicicletas do UMABike, que fazem parte do projeto Universidade Meio Ambiente (UMA).

Foram disponibilizadas 3 bicicletas da marca Caloi Montana, cor preta, com 21 marchas e aro 26 para o CCS. Para utilizar o serviço o interessado deverá ir até a portaria do Prédio 26A, solicitar o uso da UMABike e preencher uma planilha de responsabilidade, apresentando um documento com foto e com o registro da matrícula ou do SIAPE. O usuário deverá assinalar a hora de retirada da bicicleta e o patrimônio da bicicleta. Antes de fazer uso é importante que seja observado o estado da bicicleta, como freio, marchas e estrutura geral. Caso necessite calibrar os pneus o usuário deverá ir até a garagem do transporte na UFSM. As bicicletas podem ser utilizadas por estudantes, docentes e técnico-administrativos da UFSM, para circulação interna no campus e cada usuário pode utilizá-las por duas horas consecutivas.

Roberto Lovato Penna, secretário do Departamento de Saúde Coletiva foi um dos primeiros servidores do CCS a fazer uso do serviço. Roberto destacou que “a bicicleta permite um deslocamento com mais agilidade. Não precisei pedir transporte, pois pude usar a bicicleta para levar os documentos”.

Para Leonardo Gonçalves, servidor da Residência Multiprofissional do CCS, as bicicletas oferecem uma possibilidade de contato com o meio ambiente. “Andar de bicicleta é vida, é ar puro e é natureza, e o campus está aí para ser usado”. Leonardo, que é praticante de ciclismo, também destaca os benefícios do uso de bicicletas no que se refere a sociabilidade e a saúde.

Leonardo Gonçalves, UmaBike.jpg

Leonardo aprovou o uso das bikes para serviço no campus.

O secretário administrativo do CCS, Alex Perottoni, salienta que é necessário cada vez mais uma conscientização de política de cuidado ao corpo e que “se deve praticar exercícios, seja caminhando ou, agora, com a utilização de bicicletas ao invés de se deslocar de carro”. Ele salienta também que como “a localização do CCS é um pouco afastada da reitoria e de outros prédios e, pensando não utilização de carros para se deslocar até esses pontos, o serviço trará apenas benefícios para os servidores e alunos”.

A estudante Ana Paula Christ, doutoranda em Ciências Farmacêuticas no CCS, diz que um dos maiores benefícios em ter as bicicletas disponíveis na UFSM “é facilitar o acesso a diversos locais dentro do próprio campus. Com a expansão crescente, fica mais fácil e rápido chegar em locais mais distantes daqui como a reitoria ou até mesmo o RU.” Ana relata que a sua experiência foi ótima, pois como costuma passar bastante tempo na Universidade, pode aproveitar um intervalo para pedalar pelo campus.

Ana Christh, UMABike.jpg

Ana faz uma selfie com a bicicleta pelo campus

O professor José Edson Paz da Silva, diretor do CCS, aponta que o serviço oferece muitas vantagens: “A ideia é muito importante no sentido da conscientização pelo cuidado com o meio ambiente. Há um grupo de servidores que vêm ao trabalho de bicicleta e o UMABike pode motivar mais pessoas a usar este tipo de veículo que é um transporte limpo, que não polui e que não causa ruído.” O diretor também sinalizou que, futuramente, o CCS também terá uma ciclovia, conectando as já existentes na UFSM, além da possibilidade de ampliação no número de bikes, além de uma automatização do sistema de retirada e controle conforme informou a reitoria.

Segundo informações da Assessoria do Gabinete do Reitor as bicicletas foram adquiridas em meados de 2016 e o investimento total foi de R$ 33.460,00.

Pontos UMAbike 2

Leia mais sobre o UMABike no site da UFSM http://site.ufsm.br/noticias/exibir/projeto-umabike-e-apresentado-comunidade-academica

Mais informações: 3220-9365.

Alexandre Maccari Ferreira