Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

PET GraduaSUS foi destaque na Semana Acadêmica do Curso de Medicina

18953512 472796539726495 4813623187945482284 o 1 18920910 472796729726476 5863167465491071706 o 1

O Programa de Educação para o Trabalho (PET) GraduaSUS, com seu subgrupo do curso de Medicina do CCS-UFSM, foi trabalho destaque (1º lugar) na 4ª Semana Acadêmica de Medicina da UFSM.

O título do trabalho apresentado foi “PET/GraduaSUS: fortalecimento do vínculo entre comunidade, SUS e educação médica”. A apresentação do trabalho foi na modalidade oral para todos os participantes presentes no Auditório Gulerpe, no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM. Na ocasião, foi divulgado o trabalho desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, que consiste no cadastramento da população residente no território de responsabilidade da unidade.

A atividade é formalmente integrada ao currículo das disciplinas de Saúde Coletiva I e Epidemiologia I, do primeiro semestre do curso de Medicina, e conduzida por estudantes bolsistas e voluntários, bem como pelos professores orientadores do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O projeto também desenvolve a digitação e análise dos dados do cadastramento em software de Epidemiologia (Epi Info) pelos mesmos estudantes que coletaram as informações na localidade e com o auxílio dos bolsistas, voluntários e monitores.

O projeto busca fortalecer a formação acadêmica em saúde voltada ao SUS e, ao mesmo tempo, propõe-se a integrar ensino, pesquisa e extensão em sua prática vinculada à realidade da comunidade e às demandas dos serviços de saúde.