Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

Grupo do CCS participa de eventos em Porto Alegre

O Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das pessoas, família e sociedade (GP-PEFAS), vinculado ao Departamento de Enfermagem da UFSM, participou, nesta semana, de eventos relacionados à sua área de pesquisa em Porto Alegre. Na segunda-feira, 16/4, houve o lançamento da pesquisa “Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens: proposta de implantação da Linha de Cuidado no município de Porto Alegre”, e, na terça, 17/4, o Grupo esteve presente na abertura do Seminário Marco Zero do Programa da Chamada FAPERGS/MS/CNPq/SESRS n.03/2017 – PPSUS, na qual o Projeto de Pesquisa “Avaliação da capacidade familiar de crianças expostas ao HIV” do GP-PEFAS foi contemplado.

O primeiro encontro ocorreu em no campus da Unisinos, e  teve por objetivo celebrar a parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no projeto de pesquisa. A reunião contou com a presença do secretário de Saúde da capital, Erno Harzheim. Já o Seminário aconteceu na Fundação de Amparo à Pesquisa do estado (FAPERGS), e  buscava apresentar os temas das pesquisas que serão desenvolvidas e compartilhar orientações para a condução dos projetos.

Certificado desde 1998, o GP-PEFAS contempla um conjunto de projetos de extensão e pesquisa, para subsidiar a prática baseada em evidências, com enfoque nos temas: HIV; violência contra mulher; aleitamento materno; segurança alimentar com enfoque, principalmente, na população de crianças e adolescentes. O Grupo tem por líder a Dra Cristiane Cardoso de Paula, docente do PPG em Enfermagem.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gppefas@ufsm.br.

Anna Christina Montanet

Núcleo de Divulgação Institucional