Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

Professor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas lança manual de práticas para a área

André Valle de Bairros, professor adjunto do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, é um dos organizadores do livro “Manual de práticas em análises toxicológicas”. Publicado este ano pela editora Brazil Publishing, o manual é co-organizado pelo professor e farmacêutico Tiago Severo Peixe, associado à Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O livro conta com a contribuição de mais de 30 profissionais da área, divididas em 22 capítulos, e tem como finalidade a construção de uma “obra dedicada à estudantes de graduação e pós-graduação com formação nas áreas de Farmácia, Química, Biologia, Biomedicina e afins, bem como para profissionais das áreas de perícias”. O manual aborda assuntos relevantes da área da Toxicologia Clínica e apresenta “várias aplicações analíticas envolvendo diferentes amostras biológicas e diferentes substâncias lícitas e ilícitas”. Como manual, portanto, pretende atender as demandas dos mais diferentes níveis de instrução de forma didática e sistematizada.

Bairros possui graduação em Farmácia e Mestrado em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente atua como docente no curso de Farmácia da UFSM, onde também orienta o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e o Núcleo Aplicado à Toxicologia (NAT). Neste, coordena projetos como o “Noia”, revista em quadrinhos que acompanha a “jornada de um anti-herói baseada nos conhecimentos em Toxicologia diante de uma narrativa elaborada por discentes de Farmácia para ampla distribuição aos acadêmicos da área da Saúde”. A HQ é enviada via WhatsApp e email para professores da área e interessados.

Texto: Arthur da Luz Camponogara, estudante de Jornalismo, bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Ciências da Saúde da UFSM