Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do CT lança o primeiro livro brasileiro sobre Acústica de Salas



O professor do curso de Engenharia Acústica Eric Brandão lançou, nesta terça-feira (14) o livro “Acústica de Salas”, públicado pela editora Blucher. O lançamento aconteceu no auditório do Anexo C e contou com a presença de alunos e professores interessados na temática do livro. O livro apresenta um ineditismo por ser uma das primeiras obras em língua portuguesa sobre o tema, podendo contemplar diversas áreas do conhecimento, como a Engenharia Civil, a Arquitetura e a própria Engenharia Acústica. Segundo o próprio autor a sensação de lançamento do livro é a de dever cumprido, e ele aguarda agora ansiosamente para conferir a reação da comunidade à obra.

IMG 5704Durante o lançamento, ocorreu uma palestra ministrada pelo próprio professor sobre a temática do livro. A palestra foi introduzida pelo também professor do curso de Engenharia Acústica William Fonseca, que foi revisor do “Acústica de Salas”. O lançamento do livro é motivo de orgulho para toda a comunidade do curso de Engenharia Acústica. É o que diz o estudante do 10º semestre do curso, Rafael Andrade: a gente fica bem feliz por ver que o trabalho do professor está sendo refletido pra fora da Universidade. Rafael ainda reforça que, em sala de aula, a didática e a dedicação são marcas do professor Eric, que ficam evidentes no trabalho produzido. A coordenadora do curso, Dinara Paixão, aponta que o fato de o curso ser inédito no Brasil estimula a produção de material novo, e que há a expectativa de novos livros sobre a área produzidos dentro do curso.

O lançamento foi tão relevante que verdadeiras caravanas de estudantes e professores de outras cidades vieram prestigiar o evento e acompanhar a palestra. De acordo com a professora Adriana Friedrich, da disciplina de Conforto Ambiental e Acústico do curso de Engenharia Acústica da UNICRUZ, de Cruz Alta, a Acústica de Salas é uma área lecionada dentro da Arquitetura, e ouvir alguém que é especialista em uma área tão específica foi enriquecedor. Já a professora Cláudia Gaida, do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, de Frederico Westphalen, a área da acústica tem interessado cada vez mais os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, tornando importante a troca de conhecimentos entre a UFSM e outras instituições.

Quando perguntado sobre um possível próximo livro, o professor Erick respondeu, rindo: “Preciso me recuperar do ‘trauma’ de escrever o primeiro”, mas reforça que existem sim diversas pesquisas que podem, futuramente, render mais uma obra.


Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-776

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes