Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Parceria entre Centro de Tecnologia e Sttalo estimula o campo de impressão 3D

maquete ctVocê já deve ter visto uma maquete do Centro de Tecnologia no hall, né? Produzida pela Sttalo em parceria com o Centro de Tecnologia, a maquete foi idealizada a partir da necessidade de localização no CT e com o objetivo de mostrar a real dimensão do Centro. Dentro da UFSM, o projeto é vanguardista na área de impressão 3D.

O Centro de Tecnologia é, constantemente, cliente dos empreendimentos desenvolvidos por seus alunos e orientado pelos professores, dando o suporte necessário para a realização de inúmeros projetos inovadores. Diante disso, a Sttalo, uma startup  fundada e gerenciada pelos alunos do CT, e incubada na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), propôs uma parceria com a direção do Centro para a realização de uma maquete da sua área física.

Foi numa conversa entre a diretora de projetos e marketing, Jaqueline Oliveira, e da também diretora de projetos e finanças, Taís Carvalho, que surgiu a ideia. “O campus é muito grande e não existia nada que mostrasse onde ficam os prédios do CT, vimos aí a necessidade de  criar uma maquete de localização para o CT”, disse Jaqueline. Para ela, a maquete facilita a locomoção dos alunos, principalmente os calouros, e torna visível a real dimensão do Centro, já que existem alguns prédios que são conhecidos por poucos. Para concretizar o projeto, a Sttalo teve apoio do Centro de Tecnologia. “Conversamos com o Schuch, diretor do CT, e propomos trazer para dentro do Centro essa tecnologia que é a impressão 3D e que ainda não havia sido testada”, contou Jaqueline.

O CT tem um longo histórico de parcerias e apoios a projetos desenvolvidos pelo alunos, que participam de projetos de extensão, empresas juniores e outros, pois isso incentiva e estimula a inovação. Segundo a diretora de projetos e finanças Taís Carvalho, esse apoio dado pelo Centro é fundamental e influenciou muito para o crescimento tanto da empresa quanto pessoal.

Além dessa parceria, a Sttalo realiza trabalhos de produção 3D, modelagem, e prototipagem com outros centros e empresas, visto que o campo de impressões 3D é bastante diversificado. Os cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo são os mais próximos da empresa, que também trabalha com o HUSM – devido a demanda de prototipagem na área da saúde – e com empresas como a Chip Inside, Seven Engenharia e Delivery Much.

Imagem por Gabriel Branco, sócio da Sttalo. | Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.