Semanas Acadêmicas da Engenharia Sanitária e Ambiental e Arquitetura e Urbanismo abrem espaço para temas diversos

Programação da SADARQAs Semanas Acadêmicas da Engenharia Sanitária e Ambiental (SAESA) e Arquitetura e Urbanismo (SADARQ) foram realizadas durante a JAI 2018, que foi de 22 a 26 de outubro. Além das palestras, minicursos, visitas técnicas e oficinas, as organizações dos eventos apostaram em temas que fogem à norma dos cursos: na SAESA, foi abordada a saúde mental, já na SADARQ, foi aberto espaço para a discussão sobre a produção de lixo nas cidades.

A SADARQ foi realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, buscando explorar o que não é visto em sala de aula, mostrar diferentes visões e possibilidades da Arquitetura e Urbanismo, além de instigar revoluções pessoais e no ensino. O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Henrique Massafra participou da organização do evento e falou sobre como a organização foi pensada: “Começamos as primeiras discussões em agosto, quando enviamos os primeiros convites para palestras e oficinas. A partir dos convidados que conseguimos confirmar, o tema central foi se moldando”.

Uma das atividades da SADARQ foi a oficina “Consumo, lixo e o futuro das cidades”, ministrada pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Maria Cecília e Artur Vargas, que explicou o objetivo da atividade: “Buscamos conscientizar sobre a quantidade de lixo produzido mensalmente e como isso afeta as cidades, incentivando uma reflexão sobre a maneira que as cidades foram arquitetadas”.

Programação da SAESARealizada entre os dias 22 e 25 de outubro, a SAESA buscou aproximar os alunos com as mais diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, através de atividades complementares à formação dada em sala de aula. A acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental, Vanessa Tamiosso, falou sobre os desafios da organização do evento: “a semana acadêmica era uma coisa que estava faltando ao nosso curso. Foi uma loucura, foi estressante, foi trabalhoso, mas foi uma ótima experiência. Aprendemos a lidar com a diferença dos outros, conhecemos pessoas novas. Foi bastante desafiador e trouxe vários aprendizados”.

Um dos temas abordados nas atividades foi a saúde mental, como explicou a acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental, Laís Gehrke: “às vezes falta motivação e vontade quando estamos estudando, e isso é um sentimento compartilhado por várias pessoas. Não podemos descuidar da nossa saúde, nada pode ficar acima dela. Por isso decidimos refletir sobre isso, até para motivar os estudantes logo no começo da semana”.

Para mais informações, acesse a página do Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (DACAU) ou do Diretório Acadêmico da Engenharia Sanitária e Ambiental (DAESA).

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.